Assim como ocorre na moda, as tendências do setor moveleiro eram lançadas, até pouco tempo, primeiramente para a classe A. Depois disso, sofriam adaptações para os nichos menos abastados e chegavam às lojas da classe C. O cenário atual, porém, é outro: os lançamentos da Movelsul, feira que segue até sexta-feira em Bento Gonçalves, foram projetados, desde a fase de planejamento, para atender às necessidades de mobília da nova classe média brasileira, filão impulsionado pelo boom imobiliário com o projeto do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
A preocupação com esse nicho não é à toa. A classe C gastou, no ano passado, R$ 23 bilhões no setor mobiliário - o que representa quase a metade dos cerca de R$ 50 bilhões que foram totalizados, aponta estudo do instituto Data Popular. Ao todo, o nicho de mercado envolve mais de 100 milhões de consumidores no país.
- O cliente da classe C está cada vez mais exigente. Não basta mais ter o preço competitivo e ter qualidade. O consumidor quer inovação e novas funcionalidades - conta Tiago Severo, coordenador de marketing da Móveis Primavera, de Novo Hamburgo, que é uma das 300 marcas que está expondo novidades na Movelsul.
Um dos diferencias que pode ser notado em boa parte dos lançamentos da feira é a otimização de espaços. Até mesmo as empresas que desenvolvem ambientes planejados, que já contavam com essa preocupação de se adaptar ao máximo nos cômodos, estão agora intensificando os investimentos no quesito.
- O mercado estando em expansão da forma como está estimula o setor como um todo a evoluir. Na linha de modulados, que já era bem procurada pelo cliente que tem espaços menores em casa, estamos avançando em design, com novas cores e modulações mais dinâmicas - explica Marcelo André Engster, da É Show Ambientes Planejados, empresa de Nova Candelária (RS).
O foco em soluções mobiliárias com preço competitivo é outro lema que parece nortear as novidades expostas na Movelsul. A Casa Brasileira, empresa de Bento Gonçalves que faz parte da Unicasa, por exemplo, investe em materiais e referências regionais em seu portfólio, o que chega a baratear em 15% as peças.
- Além disso, estamos lançando o Cordel de Ideias, que são dicas baratas e sustentáveis de decoração que os lojistas podem passar para os clientes - destaca Matiusi Piovesan, analista de arquitetura da Unicasa.
A 19ª Movelsul projeta movimentar US$ 300 milhões em negócios no período de 12 meses. Até sexta, 38 mil visitantes devem passar pelo Parque de Eventos.
Foco no novo consumidor
Movelsul, feira que segue em Bento até sexta-feira, antecipa as tendências do setor moveleiro para a classe C
Design criativo e novas funcionalidades, além do cuidado com o preço competitivo, surgem como apostas desse nicho de mercado
GZH faz parte do The Trust Project