Prestes a completar um mês de existência, o site Reclama Serra surge como uma ferramenta de apoio ao consumidor de produtos e serviços da Serra. A página da web, nascida em 25 de maio, já contabiliza cerca de 2 mil acessos, que resultaram em 35 reclamações contra 20 empresas de diferentes setores. O site surge como um espaço para concentrar críticas, elogios e sugestões, e pode servir como ponto de partida na hora de o cliente decidir com quem (ou não) fechará negócio.
No top 10 das reclamações figuram empresas de telecomunicações (telefonia e TV por assinatura), transporte, supermercados, restaurante, ensino, entretenimento, postos de combustíveis e órgãos públicos.
Segundo Tainã Dossiatti, diretor técnico do Reclama Serra, a intenção do site é melhorar os serviços da região, concentrando todas as opiniões em um só lugar. Com as informações acumuladas e compiladas, o site pode prestar consultoria para as empresas interessadas em saber como elas são vistas e divulgadas na internet pelo cliente. Atualmente, 5 mil empresas estão cadastradas no banco de dados e, assim que o cliente posta uma mensagem no Reclama Serra, elas recebem um e-mail de notificação, e podem postar publicar sua resposta no site.
- Há empresas que ainda não assimilaram muito bem a ideia de dar retorno para o cliente, enquanto outras, mesmo sem terem recebido nenhuma reclamação no site, já estão preocupadas e nos questionaram como proceder, de que maneira se deve dar o retorno para o cliente - completa Dossiatti.
Na fanpage do Reclama Serra no Facebook, já são mais de 3 mil curtidas, com uma média de 60 novas por dia. Essa adesão só reforça a necessidade do consumidor em ter um espaço para se expressar, e principalmente obter retorno. Para Dagoberto Machado dos Santos, coordenador do Procon Caxias, a iniciativa é válida.
- Tudo que vem para somar, ajudar a trazer informação, esclarecer o consumidor pré e pós-venda, é benéfico. Esse tipo de site serve tanto para os consumidores quanto para os fornecedores, pois ali está uma avaliação de como sua marca está sendo vista pela sociedade - explica Santos.
No Reclama Serra o usuário pode acessar os rankings por filtros de reclamação, elogio e sugestão, além de ver as melhores e piores avaliadas. Também é possível comparar uma empresa com a outra. Para deixar a sua reclamação, é preciso fazer o cadastro tradicional ou, ainda, através da conta do Facebook.
Internet
Site que reúne reclamações de consumidores da Serra é um canal entre clientes e empresa
A intenção do site é melhorar os serviços da região, concentrando todas as opiniões em um só lugar
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: