Já faz alguns anos que a oferta turística do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, extrapolou suas tradicionais vinícolas para agregar novas experiências, como cervejarias e cachaçarias. Desde o início de julho, um novo passeio aliado à degustação etílica abriu suas portas para visitação: o tour do whisky. Oferecida pela Union Distillery – destilaria que desde os anos 1970 atua como fornecedora de matéria-prima, mas que só agora passa a oferecer seu whisky próprio, que nasce junto com a proposta turística – a incursão pelos segredos da fabricação mais famosa das bebidas destiladas é uma iniciativa inédita no Brasil. E vale cada dose.
Os R$ 40 investidos no passeio se justificam à primeira vista, literalmente. Instalada em uma elevação na entrada do Vale dos Vinhedos pela ERS-444, da entrada vislumbra-se a incomparável paisagem da região. O complexo será familiar aos que conheceram a vinícola Cordellier, que encerrou suas atividades em 2010 e cuja área foi adquirida pela Union naquele mesmo ano. Além de adaptar para a fabricação do uísque, a área também passou por melhorias que a tornassem mais atraente para os visitantes, o que se percebe nos diversos cantinhos “instagramáveis” ao longo do tour.
– Estamos bastante surpresos com a procura nestas primeiras semanas. Recebemos muitos tomadores de uísque, muitas mulheres e jovens de 25 a 35 anos também. É um público que a gente almeja muito, para desfazer a ideia de que whisky é bebida de velho. Estamos apostando no sucesso do tour por ser uma novidade não apenas no Vale dos Vinhedos, mas também uma proposta inovadora no Brasil – destaca Gislaine Lucca, responsável pelo setor turístico da Union.
Um dos guias do passeio é o supervisor comercial Volnei Trintinaglia. Há 12 anos na empresa, Volnei discorre com autoridade sobre cada parte do processo da transformação de água, cevada maltada e leveduras na bebida que Vinicius de Moraes considerava a melhor amiga do homem, “o cão engarrafado”.
Ao longo do caminho, alguns painéis ajudam a ilustrar as informações, como num passo a passo desde a moenda da cevada, passando pela mistura com a água e pelos tanques de fermentação, seguindo para os destiladores de cobre e para o envelhecimento nos barris de carvalho. É possível acompanhar o processo caminhando por corredores próximos aos tanques, embora sem a mesma interação com o maquinário que se experimenta nas vinícolas. Nada , contudo, que reduza a experiência. Pelo contrário: sem a circulação pela parte industrial, não há exposição a temperaturas mais quentes e nem a barulhos exagerados.
Angel's Share, a "cota dos anjos"
É na entrada do depósito que abriga os mais de 10 mil barris de carvalho que se revela uma das partes mais interessantes do tour. Já ouviste falar em angel’s share (a cota dos anjos, em livre tradução)? O termo faz referência ao percentual que se perde a cada ano que o álcool fica envelhecendo nos barris, algo em torno de 5%, devido à evaporação. É uma perda financeira para a fabricante do whisky, mas compensada pela qualidade: quanto mais tempo de envelhecimento, melhor a bebida (numa equação simples, que desconsidera outras variantes).
Expostos na horizontal, os barris ilustram essa perda e também as diferentes colorações que o álcool ganha com o passar dos anos. A mesma noção da ação do tempo se tem com algumas garrafas expostas lado a lado, contendo o álcool tirado dos barris com diferentes períodos de maturação.
– É uma perda quando se olha pelo lado financeiro, mas que retorna em qualidade se considerado o tempo até a maturação necessária para as características ideais de cada whisky. Chama-se essa evaporação de “cota dos anjos” porque é como se os anjos recebessem uma quantidade e devolvessem em qualidade e complexidade para o uísque. O tempo mínimo que a legislação brasileira exige é de dois anos, mas nós trabalhamos com o mínimo de cinco anos. Ou seja, temos uma perda de quantidade em nome da qualidade – destaca o guia.
Degustação e compras
Parte final do passeio, a degustação revela produtos com qualidade inédita para os padrões brasileiros. Para melhor apreciação dos aromas e sabores, a bebida é servida em temperatura ambiente, sem gelo, em taça de cristal.
– Clientes que compram a nossa matéria-prima trabalham mais com o produto de entrada (com valores mais acessíveis para o consumidor). Para não colidir com esse mercado, elaboramos um produto que está num patamar mais acima, com uma identidade própria e exclusivo para o nosso visitante. Queremos que o público saia com a noção de que é possível consumir um whisky de primeira qualidade, produzido no nosso país – explica Trintinaglia.
A destilaria trabalha com os seguintes rótulos, com graduação alcoólica entre 40% e 52%: Union Distillery Blended Whisky (mínimo 3 anos, combinação com vários envelhecimentos), Pure Malt Whisky (mínimo 5 anos, puro malte), Pure Malt Whisky Turfado (mínimo de 5 anos, puro malte com cevada turfada), Pure Malt Whisky Vintage (mínimo de 10 anos) e o Licor Fino.
Exclusivos da destilaria, os whiskys da Union não estão e nem estarão à venda no mercado comum, mas podem ser adquiridos no varejo junto à entrada da destilaria, ou sob encomenda. O custo varia entre R$ 70 (blended) e R$ 330 (vintage). Também é possível comprar kits com taças e outros utensílios.
História e visão de futuro
Destilarias são parte do roteiro comum de visitantes de países como Escócia ou Estados Unidos, reconhecidos por fabricarem alguns dos whiskys mais famosos no mundo. Os EUA espalham pelo mundo o seu bourbon, como o Jim Beam e o Wild Turkey, e o tennessee, que tem como ícone o Jack Daniel’s. Na Escócia, são mais comuns o malt whisky, como o Glenfiddich, e o blended whisky, linha dos tradicionais Chivas Regal e Ballantine’s. É seguindo os padrões dos destilados escoceses que atua a Union, com o malt (puro malte) e blended (com adição de outros cereais, além da cevada).
Se não é tão conhecida dos consumidores de whisky — o que deve mudar a partir da abertura para o turismo —, a Union Distillery atua desde 1972 como uma das principais fornecedoras de matéria-prima e base para bebidas de diversas marcas brasileiras e também estrangeiras (70% da produção é para o mercado nacional, enquanto o Japão é responsável por absorver maior parte da exportação). A empresa, no entanto, é ainda mais antiga. Foi fundada em 1948 em Veranópolis, onde ainda mantém sua sede ná área central. Surgiu com o nome de União Montanhesa, voltada para a elaboração de vinhos e derivados. A mudança para destilaria se deu com a compra pelos sócios atuais, as famílias Ziero e Borsatto.
De 1972 a 1986, a Union chegou a comercializar suas próprias bebidas, mas retirou seus rótulos do mercado para não competir, nas prateleiras, com os clientes da sua matéria-prima. No tour oferecido aos visitantes, junto ao espaço destinado para varejo e degustações é possível conferir alguns documentos da antiga empresa, além de peças do maquinário e alguns produtos.
O investimento na filial do Vale dos Vinhedos foi na ordem dos R$ 30 milhões, o que permitiu à empresa dar um salto em tecnologia que a coloca no patamar das principais destilarias do mundo, garantindo a competitividade num mercado muito internacionalizado. A expectativa é de aumentar a atual produção, que gira em torno de 3 milhões de litros ao ano, para 5 milhões de litros/ano.
As melhorias também visam dar maior segurança para o quadro atual de cerca de 40 funcionários (a previsão é de incremento a partir do ano que vem, com a consolidação da proposta turística). Com 90 mil metros quadrados, sendo sete mil de área construída, o terreno também foi escolhido pela qualidade da água que oferece para a produção dos destilados.
Serviço
O quê: Whisky Tour na Union Distillery
Onde: Vale dos Vinhedos
Horários de visitação:
Segunda (14h30min, 15h30min e 16h30min)
Terças a sábados e feriados (9h30min, 10h30min, 11h30min, 13h30min, 14h30min, 15h30min e 16h30min)
Valor por pessoa: R$ 40 (visita guiada, degustação e uma taça personalizada de cristal)
Produtos degustados: Blended Whisky, Pure Malt Whisky, Pure Malt Whisky Turfado, Licor de Whisky
Informações e agendamentos (necessário para grupos): 54 3452.5000 ou Whats: 54 9 8432.7123
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