Há muito mais coisas em comum entre rolos de papel higiênico e uma dúzia de pedras do que pode imaginar nossa vã criatividade. Aparentemente sem serventia, os objetos transformam-se em ferramentas capazes de despertar o interesse até da mais tímida das crianças. E, quando usadas em oficinas ministradas por educadores de áreas distintas, entre elas a arquitetura e a língua portuguesa, por exemplo, garantem o aprendizado de forma lúdica e divertida.
Eram 17h45min de quarta-feira, e Sofia Kappes Randon não disfarçava o sono depois de mais um dia letivo no Colégio La Salle Carmo, em Caxias do Sul. Debruçada sobre a mesa da Sala de Artes, a menina de quatro anos estava quieta. Quase dormiu à espera da próxima atividade: a oficina de arquitetura para crianças, da qual participa uma vez por semana. Com o sugestivo nome de Arquitocos, em referência à baixa estatura dos pimpolhos, a proposta da arquiteta e professora Isabela Rech Schumacher faz sucesso entre os alunos, entre eles Sofia, que despertou tão logo a educadora lançou o desafio de criarem construções com os tubos de papelão extraídos do interior de rolos de papel higiênico.
Aprender brincando
Cursos e oficinas direcionados a crianças fomentam mercado focado nos pequenos aprendizes
As atividades estimulam a criatividade de alunos de três a 12 anos
Diego Adami
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