Incentivar a leitura nas escolas é preciso, ainda mais diante do cenário apontado na 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil – divulgada esta semana e que apontou que apenas 56% dos brasileiros leram um livro nos três meses anteriores ao estudo. Alguns cuidados, entretanto, devem ser tomado por quem trabalha na área. Entre eles está evitar a "fazeção", alerta a doutora em Letras Flávia Brochetto Ramos, professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e que tem estudos sobre a formação do leitor:
– Ler um livro apenas para fazer um desenho ou uma peça de teatro não serve para nada. O que se deve buscar é a interiorização do texto, compreendê-lo, trazê-lo para a vida, refletir sobre ele, e não exteriorizá-lo – ensina.
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Professor deve investir na mediação da leitura, analisa doutora em Letras
"O que se deve buscar é a interiorização do texto", diz Flávia Ramos
Maristela Scheuer Deves
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