Os cinemas de Caxias, e do Brasil inteiro, vivem um novo fenômeno de bilheteria. Mas se trata de um processo um pouco incomum ao que costuma acontecer tradicionalmente com a estreia de blockbusters. Primeiro, porque traz uma produção baseada numa novela produzida pela tevê brasileira (pela rede Record, no caso) e segundo porque os ingressos em pré-venda estão sendo adquiridos com ajuda da Igreja Universal. O longa em questão é Os Dez Mandamentos - O Filme, que narra a saga de Moisés sob a direção de Alexandre Avancini. A estreia é na próxima quinta-feira.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
O Pioneiro coletou dados nos dois maiores cinemas de Caxias durante a última quinta. O GNC abriu a pré-venda somente para a primeira semana de exibição. Neste período, o cinema oferecerá quatro sessões diárias, das quais quatro dias já estavam com as salas lotadas. Levando em conta que o espaço comporta 181 espectadores, o cálculo nos leva a um número superior a 2,8 mil ingressos vendidos. Já no Cinépolis são pelo menos 19 sessões lotadas em 14 dias. Por lá, serão sete sessões diárias na primeira semana e quatro na segunda semana. Multiplicando pelos lugares disponíveis em cada espaço, o cinema já conta com 2.850 ingressos vendidos para a primeira e mais 652 para a segunda semana, num total de 3.502 ingressos. Somando a pré-venda nos dois cinemas, é possível dizer que mais de 6 mil pessoas assistirão ao filme nas primeiras duas semanas de exibição em Caxias.
Tanto no GNC quanto no Cinépolis, poucos são os casos de espectadores que adquirem ingressos individuais ou em pouca quantidade. Líderes da própria Igreja Universal estariam entrando em contato com os cinemas e "fechando" salas inteiras. Uma única pessoa chega a comprar 100, 500 e até 1 mil ingressos de uma única vez.
- Está sendo bem diferente para nós, estamos acostumados a uma pessoa vir e comprar ingresso para ela ou para a família. Não posso dizer se essa situação é boa ou ruim, se está vendendo, para nós está bom (risos) - diz o gerente do Cinépolis Caxias, Alessandro Mascarello.
O gerente do GNC Caxias, Marcelo Finger, conta que nunca tinha visto um processo como esse. Conforme ele, 99% dos ingressos são vendidos a pessoas ligadas à Universal, que se apresentam como tal e adquirem vários tíquetes de uma vez só.
- Qualquer pessoa pode chegar aqui e comprar lotes fechados de ingressos. É comum termos algumas sessões fechadas para empresas ou atividades específicas, agora, assim de comprar quase uma semana inteira é a primeira vez que vejo - apontou ele.
No GNC Caxias, o fenômeno justifica-se com uma comparação simples a um dos filmes mais comentados no ano passado. Enquanto Star Wars: O Despertar da Força comercializou 1.731 ingressos em pré-venda (eram quatro sessões disponíveis), Os Dez Mandamentos - O Filme já ultrapassou a marca em pelo menos mil ingressos. E Caxias não vive um fato isolado. De acordo com dados da Paris Filmes, distribuidora do longa, as primeiras três semanas de pré-venda contabilizam impressionantes 2 milhões de ingressos vendidos em todo Brasil. Outro recorde será a estreia simultânea em pelo menos 1 mil salas - desbancando o campeão anterior, Até que a Sorte Nos Separe 3, que chegou a 808 salas.
Para Elisandro Fiuza Gonçalves, pastor porto-alegrense que atua na Universal da Serra há dois anos, o sucesso nas bilheterias antes mesmo da estreia não está ligado à igreja.
- Não é a igreja que está organizando isso. Na verdade, o público-alvo não é somente os fiéis (da Universal), mas sim todas as pessoas que terão a oportunidade de conhecer um pouco da palavra de Deus - ponderou.
Cinema
Longa "Os Dez Mandamentos" já vendeu mais de seis mil ingressos em Caxias
Filme estreia nesta quinta
GZH faz parte do The Trust Project