A internet tem funcionado atualmente como uma ferramenta de mobilização de pessoas com interesses e causas em comum. Nessa linha, a reportagem da Revista Almanaque mostra iniciativas de mobilização virtual com resultados reais, como as do coletivo Shoot the Shit, de Porto Alegre, que há dois anos sugere ações para melhorar a vida na Capital.
Na linha das melhorias, Mariana Ribeiro, Fernanda Cabral e Tiago Pereira criaram o Imagina na Copa. A ideia do projeto é mostrar a atuação de outros jovens transformadores no país, por meio de vídeo e textos a serem publicados semanalmente no site do Imagina, financiado via Catarse (ferramenta de financiamento coletivo no Brasil) - em um mês, foram arrecadados R$ 25 mil dos R$ 20 mil solicitados inicialmente.
Outro objetivo do projeto é fazer oficinas com esses e outros jovens nas 12 cidades sede da Copa no Brasil a partir de 2013. A primeira oficina piloto foi realizada no dia 21 de outubro, em São Paulo, com a participação de 20 interessados.
- A frase Imagina na Copa traz pessimismo e desconfiança de como estará o Brasil na época da Copa. A gente quer que o Imagina na Copa seja positivo, queremos fazer algo mais, que aconteça durante e fique após a Copa - explica Mariana, acrescentando que o Imagina na Copa é uma consequência direta das redes sociais:
- Estamos em um momento social democrático virtual e somos de uma geração de jovens que se incomoda e quer fazer algo para mudar. Nós víamos muitas iniciativas serem divulgadas pelo Facebook, por exemplo - conta Mariana, que credita à criação do projeto a uma "crise de propósito".
Para tocar o projeto, ela e Fernanda largaram seus empregos em um banco e, Tiago, o trabalho como executivo de uma seguradora. Hoje, o Imagina na Copa, tem Mariana Campanatti como a quarta integrante.
Nas redes sociais, use a hashtag #melhoreomundo e compartilha as iniciativas transformadoras que você faz parte ou apoia
Revista Almanaque
Projeto vai mostrar iniciativas de jovens transformadores no site Imagina na Copa
Revista Almanaque neste final de semana aborda ações de engajamento a partir da internet
GZH faz parte do The Trust Project