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A trajetória do prédio da Auto Palácio, que se mescla à evolução urbana, econômica e social de Caxias desde o final da década de 1940, também ganhará um espaço dedicado à sua rica história.
O projeto de restauro - assinado pelo escritório Bernardi & Todescato Arquitetura, em parceria com a Mosaico Arquitetura e a equipe de design da Tonin Incorporadora - contempla o Memorial Auto Palácio, localizado no segundo pavimento.
Aberto à visitação, o local destacará imagens antigas e referências ao que era comercializado ali, além do detalhamento de todas as etapas da restauração. Parte desse material, inclusive, já pode ser visualizado por quem passa pelas ruas Sinimbu e Guia Lopes.
Afixados nos tapumes estão registros dos primórdios da edificação e de como o prédio ficará ao final dos trabalhos, ainda no primeiro semestre de 2025. Um dos detalhes é o tom amarelo ocre das paredes externas, que busca aproximar-se da cor original (foto acima). Conforme a arquiteta Carla Todescato, trata-se do resultado de uma prospecção cromática.
- Foi feito um estudo para verificar quantas camadas existiram ao longo do tempo e qual foi a provável primeira cor desse prédio, que é a que vamos resgatar hoje - explica.
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O INÍCIO
Surgida no pós-guerra, a revendedora Auto Palácio foi a concessionária exclusiva dos veículos e produtos General Motors, conforme detalhado no "Álbum Comemorativo do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul", lançado em 1950.
“É a fornecedora na praça e nos municípios circunvizinhos dos luxuosos automóveis Pontiac, Buick e Cadillac, assim como dos caminhões GMC, de refrigeradores Frigidaire e dos produtos Delco, que incluem artigos de eletricidade em geral, como bobinas, platinados, acumuladores etc”.
Na imagem acima, o prédio recém-construído, por volta de 1948. Na sequência abaixo, um anúncio de 1947 e detalhes internos dos produtos GM e das geladeiras Frigidaire - que viraram sinônimo do eletrodoméstico.
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DETALHES
:: O projeto arquitetônico para a construção da Auto Palácio Ltda, apresentado em nome da Concessionária Pontiac e GMC - Ary Cezar Burlamaque e Cia Ltda., foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul em outubro de 1945.
:: Dotado de oficina mecânica, vasto sortimento de peças, posto de abastecimento e garagem noturna, o estabelecimento teve como primeiros sócios e gerentes os senhores Ary Cesar Burlamaque, Antônio Carlos Burlamaque e Paulo W. Rudolph.
:: Projeto do engenheiro italiano Silvio Toigo, o prédio foi um dos exemplares abordados pela arquiteta e urbanista Ana Elísia Costa na Dissertação de Mestrado “A evolução do edifício industrial em Caxias do Sul: de 1880 a 1950”. No trabalho, a arquiteta definiu-o como “talvez a manifestação mais espetacular do Art Déco de Caxias do Sul”.
:: No início dos anos 1960, houve a necessidade de ampliação da área ocupada pela oficina mecânica, com acesso pela Rua Guia Lopes. Era por onde o fundador, Antoninho Burlamaque, entrava e saía com seu famoso Cadillac. Até a compra da área pela Tonin Incorporadora, o espaço sediava um estacionamento - ocupação que será mantida com o restauro.
:: Por sua importância e riqueza arquitetônica, o prédio da Auto Palácio foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de Caxias do Sul em 12 de dezembro de 2007.
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FUNERAL DE ANTONINHO BURLAMAQUE
Foi no entorno da Auto Palácio que se concentraram, em 19 de agosto de 1952, centenas de fãs e amigos do piloto Antoninho Burlamaque, falecido dois dias antes - eles aguardavam os despojos vindos de Porto Alegre, onde o volante permaneceu internado.
Fundador da concessionária, Burlamaque foi vítima de um acidente ocorrido próximo a Capão da Canoa, durante o Circuito das Praias do Atlântico, em 17 de fevereiro de 1952.
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REVENDA FORD
Em meados da década de 1960, a Auto Palácio passou de Sociedade Limitada para Sociedade Anônima. Entrou em concordata em novembro de 1971 e, em dezembro de 1973, foi adquirida pela empresa Mário De Boni & Cia Ltda. Tornou-se a revendedora Ford na cidade e região, mantendo, também, a oficina mecânica.
Com o encerramento das atividades, nos anos 1990, o prédio passou por várias alterações, entre elas o fechamento da área do antigo posto de combustível, na esquina. Na sequência, passou a ser ocupado pelo Laboratório Fotográfico Scalco e, posteriormente, foi locado para diversos outros serviços.
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