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Surgido ao mesmo tempo em que a Campanha Nacional da Aviação buscava a formação de pilotos pelo Brasil, o Aeroclube de Caxias do Sul recebeu dezenas de aeronaves a partir de agosto de 1941, quando o hangar foi concluído. Além da badalação em torno da chegada do monomotor Duque de Caxias, primeiro avião a ser doado pela campanha do jornalista Assis Chateaubriand, em 24 de agosto de 1941, outra cerimônia marcou a história do Aeroclube.
Ela ocorreu seis anos depois, em 10 de agosto de 1947, quando mais três aeronaves foram “batizadas” no antigo campo da aviação, no bairro Cinquentenário. A principal delas foi o avião pertencente ao industrialista Abramo Eberle, falecido dois anos antes, em janeiro de 1945. O monomotor foi doado para “o aprendizado da juventude de Caxias do Sul”, segundo registros da imprensa na época.
O cerimonial, logicamente, teve badalação e convidados ilustres. Passaram pelo Aeroclube o magnata Assis Chateaubriand, pai da Campanha Nacional da Aviação e diretor da cadeia de jornais Diários Associados; o senador Joaquim Pedro Salgado Filho, ex-Ministro da Aeronáutica do governo Getúlio Vargas; o primeiro presidente do Aeroclube, Júlio Sassi; e o prefeito de Caxias, Dante Marcucci, paraninfo do avião.
Na imagem acima, Dante “batiza” a hélice com champanhe, acompanhado por Salgado Filho (à esquerda) e Júlio João Eberle, filho de Abramo. Discursando em nome da família Eberle, Júlio agradeceu as homenagens que estavam sendo prestadas ao eterno titular da metalúrgica.
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Grande revoada
Conforme reportagem do jornal "O Momento" de 16 de agosto de 1947, "quarenta e oito aparelhos, muitos da Base Aérea de Canoas, participaram da grande revoada de domingo último. Devido ao mau tempo, não puderam comparecer na hora marcada. Somente à tarde, pousaram em solo caxiense os pássaros motores".
Além do avião de Abramo Eberle, foram batizados o avião Rio Branco (foto acima), destinado ao aeroclube da cidade de Mello, no Uruguai; e a aeronave Presidente Tomaz Beretta, cedida aos pilotos de Novo Hamburgo.
Na imprensa
Abaixo, a matéria do jornal "O Momento" de 16 de agosto de 1947 detalhando a cerimônia.
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Transmissão pela Rádio Caxias
Toda a solenidade de 10 de agosto de 1947 foi transmitida pela estreante Rádio Caxias, surgida um ano antes, em 1946. Na reportagem da ZYF-3, o jovem Nestor Gollo (1928-2009). Na imagem acima, Gollo aparece junto a Júlio Sassi (de óculos), ao senador Salgado Filho, ao padre Eugênio Giordani (um aficionado por aviação) e ao prefeito Dante Marcucci, que em 1947 encerraria sua gestão de 12 anos à frente do governo municipal. Em 1948, assumiria Luciano Corsetti, primeiro prefeito de Caxias eleito por sufrágio universal.
Na foto abaixo, Gollo aparece entre Júlio Sassi, o brigadeiro da 5ª Zona Aérea (não identificado) e o jornalista Assis Chateaubriand (à direita).
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A primeira diretoria
Fundado oficialmente em 19 de fevereiro de 1941, o Aeroclube teve como primeiro presidente o senhor Júlio Sassi, acompanhado pelos vices Nestor Rizzo e Almir Rojas, pelos secretários Ítalo Balen e Ely Mascia e pelos tesoureiros Oscar Martini e Turido Michielon.
Da assembleia que aprovou a chapa participaram, entre tantos, os empresários Doviglio Gianella e Júlio João Eberle, o fotógrafo Giacomo Geremia, o médico Ataliba Finger, o advogado Olmiro de Azevedo e o padre Eugênio Giordani, pároco de São Pelegrino.
Na imagem abaixo, parte dos integrantes responsáveis pelo surgimento do Aeroporto e do Aeroclube de Caxias do Sul. Entre eles, o prefeito Dante Marcucci (sentado à esquerda), o empresário Abramo Eberle (ao centro), o filho José Eberle (Bepin), o primeiro presidente do Aeroclube, Júlio Sassi, o jornalista Heráclito Limeira (Velho Laranjeira) e o advogado Ary Zatti Oliva.
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O início
À epoca da inauguração, em 1941, o aeroporto e o Aeroclube de Caxias do Sul localizavam-se no bairro Cinquentenário, próximo a AABB. A transferência do aeroporto para o endereço do bairro Salgado Filho deu-se em 1954, 13 anos após a fundação. Já o aeroclube e a escola de pilotos migraram definitivamente para a atual sede em 1959.