Os caxienses adotaram um comportamento mais cauteloso na Black Friday deste ano. A percepção é do presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff. Segundo ele, se viu bastante movimento nas lojas do centro na sexta (24) e no sábado (25), mas os consumidores não estavam em busca de qualquer produto em promoção apenas para aproveitar o preço mais baixo: queriam aliar descontos com a compra de algum item necessário.
— A compra por impulso não tem acontecido. As pessoas têm aproveitado a promoção para comprar algo que precisam — destaca.
A questão financeira é um dos motivos apontados por Rossano para a cautela. O presidente também destaca um possível esgotamento da Black Friday com tantos dias de campanha. Ele diz ter percebido que as promoções dos últimos dias não têm sido tão efetivos para o varejo.
— Nos faz pensar se não deveria ser apenas um dia como era originalmente. Talvez está estragando ou viciando a data por estendê-la demais — reflete.
O Sindilojas ainda não tem números de faturamento com a campanha em Caxias.
Na internet
Conforme a consultoria NielsenlQ Ebit, as vendas online do varejo na Black Friday neste ano tiveram queda de 13% em relação a 2022 (dados até o início da noite de sexta-feira).
Retrospecto
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, na década de 1960, e ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que acontece na última quinta-feira de novembro. No Brasil, a Black chegou em 2010. A primeira edição brasileira registrou faturamento de R$ 30 mil e a de 2022 superou os R$ 4,2 bilhões.