O projeto de uma universidade federal na Serra não está parado, e seguem as providências burocráticas para cumprir a promessa de implantação feita pelo governo federal. Esse é o resumo de uma manifestação feita à coluna pela deputada federal Denise Pessôa (PT) nesta sexta-feira (31).
Além de ressaltar que o trabalho da equipe da UFRGS responsável pelo tema está ocorrendo normalmente, inclusive com ações previstas para fevereiro, Denise também trouxe notícias sobre os trâmites no MEC. Segundo a parlamentar, dentro do ministério já há o entendimento de que a compra da área do Campus 8 é o melhor caminho para a implantação, e com isso os devidos encaminhamentos já estão sendo feitos.
– O MEC autorizou a Caixa a fazer uma avaliação do prédio, e a partir dessa avaliação, que já foi feita, está se alterando o PAC das Universidades, que previa a construção de um prédio novo e não uma compra. Então, o MEC já está fazendo alguns ajustes no orçamento para a compra desse prédio, e a partir disso ele ficará para uso da UFRGS – explica a deputada.
A manifestação de Denise foi provocada pela repercussão na Rádio Gaúcha Serra de uma notícia sobre o encontro do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato (PT), com os representantes do Fórum de Entidades que trata do tema, ocorrido na quinta (30). Ouvintes do programa Gaúcha Hoje manifestaram preocupação com o andamento do processo, já que depois do anúncio de que Caxias do Sul seria contemplada com o empreendimento, e da cogitação da instalação no antigo Campus 8 da UCS, nada ocorreu de efetivo.
Denise diz que entende o temor da comunidade, já que a implantação de uma universidade federal na região é aguardada há décadas, mas defende que os debates e trâmites burocráticos estão ocorrendo dentro do esperado. Assim, ela projeta que, ao menos, o primeiro processo seletivo de alunos para a instituição possa ocorrer ainda em 2025.
Ela também revelou que um dos próximos passos é um encontro, ainda em fevereiro, com entidades empresariais da Serra. Esta atividade vai ser importante para entender as necessidades do mercado de trabalho, que também serão levadas em conta para a definição dos cursos a serem oferecidos.