Por Kenny Basso e Vitor Francisco Dalla Corte, sócios-diretores das empresas Cooperando e Tua Opinião
Mundo, Brasil... e Passo Fundo: o que podemos esperar para a cidade e região em 2024? Nos últimos 25 anos, a região testemunhou um notável aumento na geração de riqueza, com o Produto Interno Bruto (PIB) de Passo Fundo crescendo impressionantes 1.063%.
Em 2020, o PIB atingiu a marca de R$ 10 bilhões, e as expectativas apontam para uma continuidade desse crescimento. Os setores que mais contribuem para o valor adicionado são serviços (76,2%), indústria (11,6%), administração pública (10,8%) e agropecuária (1,4%).
Esse crescimento econômico também se reflete no surgimento de organizações, com um aumento de 36% no número de empresas formais nos últimos 16 anos. Setores como saúde e construção civil se destacam, apresentando crescimento expressivo em termos de quantidade de organizações.
Esse aumento na atividade empresarial é acompanhado pelo crescimento no emprego, com um aumento de 94% na quantidade de pessoas ocupadas em Passo Fundo nas últimas décadas. O setor de comércio lidera em termos de empregabilidade, com aproximadamente 38 mil pessoas ocupadas, embora o setor de saúde tenha experimentado o crescimento mais acentuado recentemente.
Tendências empresariais
Enquanto o mundo, o Brasil e Passo Fundo avançam economicamente, é crucial refletir sobre o impacto dessas tendências no âmbito empresarial. Sobre isso, quatro temas emergem em estudos recentes, destacando-se como fundamentais tanto para 2024 quanto para os desafios competitivos futuros. São elas: seres humanos em foco, serviços precedem preços, renascimento do relacionamento e inovação na escuta dos clientes.
A primeira, que dá coloca os seres humanos em foco, aponta como o avanço da tecnologia e inteligência artificial amplificaram a importância das interações humanas, tornando-as mais desejáveis do que nunca. Depois, a ideia de que serviços precedem preços aponta que a oferta diferenciada de serviços capazes de simplificar a vida do cliente tem se tornado mais relevante do que o preço em si na tomada de decisões de compra.
Na esfera dos relacionamentos, fica cada vez mais claro que, assim como as pessoas buscam conexões humanas, os clientes anseiam por relacionamentos autênticos, desejando ser compreendidos e tratados de maneira única e especial pelas empresas.
Enquanto isso, a inovação na escuta dos clientes vem para mostrar que a compreensão individual dos clientes requer uma abordagem proativa na coleta e interpretação de dados. O uso estratégico de informações determinará como cada empresa competirá pela fidelidade dos clientes no futuro.
Diante desse cenário dinâmico, surge a pergunta: quais são as expectativas para a sua empresa em 2024? Quais planos estão sendo traçados? Como sua empresa planeja se destacar e inovar neste ano que se aproxima? É o momento de refletir sobre o que será feito de maneira diferente para garantir sucesso e crescimento em um ambiente empresarial em constante evolução.
Kenny Basso e Vitor Francisco Dalla Corte são professores pesquisadores e sócios-diretores das empresas Tua Opinião e Cooperando.