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Uma equipe da Corsan trabalha para revisar contas de água que passam de R$ 1 mil nesta segunda-feira (10), em Passo Fundo. A demanda veio após reclamações de moradores do bairro Jaboticabal, na última semana.
Pelo menos 60 famílias que vivem naquela região da cidade relataram o mesmo problema. Segundo a vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Vanderleia dos Santos, pessoas que vivem sozinhas receberam contas de até R$ 600.
Além do susto na conta, a reclamação é sobre a falta de clareza nas informações da cobrança.
— Tem pessoas que moram sozinhas que gastavam de R$ 70 a R$ 140 por mês. Agora a conta chegou a R$ 600. O pessoal quer saber o motivo desses valores. São pessoas carentes que não têm condições de pagar tudo isso — disse ela.
A confeiteira Patrícia Mader Trilha mora com o marido e dois filhos no bairro Jaboticabal e levou um susto quando recebeu a fatura da Corsan deste mês: deviam R$ 1.309 de água no mês de janeiro.
— A gente não consome tudo isso porque trabalhamos o dia todo e nem ficamos em casa. A maioria dos vizinhos é a mesma coisa. Mil e pouco (de reais) de água não tem como — desabafou.
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O que diz a Corsan
Segundo a Corsan, a revisão das contas dos 60 moradores com valores desproporcionais acontece até o fim da tarde desta segunda-feira. O superintendente regional da companhia, Aldomir Santi, afirmou que o problema pode ter relação com a troca dos hidrômetros.
— Quando troca o hidrômetro, o novo equipamento vai acusar o volume que realmente está passando pela tubulação, enquanto o antigo tinha aquele desgaste natural e não marcava adequadamente. Se houver vazamentos internos, o morador que pagava R$ 100 pode receber uma conta de R$ 300 ou até mais, dependendo de problemas na rede — disse.
De acordo com Santi, caso sejam constatados problemas na leitura e o morador já tenha pago a conta, ele receberá um crédito no próximo mês. Se os valores não tenham sido pagos, a Corsan realizará uma nova medição no local.