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A inovação no ensino de ciências tem sido positivamente associada com a melhoria dos resultados da aprendizagem na última década. Esse é um dos apontamentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no relatório “Measuring Innovation in Education 2019”.
Ainda, segundo o levantamento, a inovação não deve ser vista como um fim, mas como um meio de melhorar resultados educacionais. Em média, os países avaliados que mudaram suas práticas pedagógicas conseguiram melhorar os resultados acadêmicos dos estudantes e aumentaram o nível de satisfação e de diversão na escola.
Com esse intuito de qualificar a aprendizagem dos alunos, a 2ª edição do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), que ocorreu entre 21 e 24 de novembro, inseriu estudantes da rede municipal de ensino de Passo Fundo em um universo dentro destas três áreas. A proposta foi mostrar à comunidade um ambiente de compartilhamento e socialização dos projetos desenvolvidos nas escolas municipais como cidadania global, pensamento científico e cultura digital.
Aberto ao público, o Fecit contou com hackathons (maratona de programação), campeonatos de games, contação de histórias, shows, palestras e experiências maker. A programação ocorreu no Ginásio de Esportes do Instituto de Saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Segundo o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o festival reuniu um conjunto significativo de ações voltadas ao futuro, desenvolvidas pelos alunos.
– Nesta segunda edição, criamos um ambiente ainda mais potente de desenvolvimento e de valorização das aprendizagens dos nossos estudantes, em especial, aquelas que envolvem criatividade, resolução de problemas e inovação – comenta.
Confira quatro motivos que destacaram a 2ª edição do Fecit:
1) Trabalhos de novos talentos
Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, foram 72 escolas participantes, cada uma com um estande e três trabalhos com temas relacionados à sustentabilidade, ao meio ambiente, à automação, às energias renováveis, entre outras. Nas apresentações, os alunos relacionaram o que desenvolveram com questões do dia a dia da escola. Por serem crianças e adolescentes, demonstraram uma maior curiosidade com aquilo que estudaram e existe a vontade do “mão na massa”.
2) Embaixadores irão à Suíça
No festival, foram selecionados cinco estudantes da rede municipal para representar Passo Fundo na Missão Cidade Educadora 2024, que ocorre em Genebra, na Suíça. A ideia é que os jovens possam levar até aquele país o que tem sido construído na área de cidade educadora em Passo Fundo. A escolha foi por meio dos desempenhos de notas nas suas escolas, bem como suas participações nos hackatons do Fecit. Os alunos selecionados, do 7º ano do Ensino Fundamental, foram: Nicoly Simão Possel, da EMEF Cohab Secchi; Lucas de Lima da Silva; da EMEF Wolmar Salton; Bernardo Vargas Micheletto, da EMEF Zeferini Demetrio Costi; Emily Rosson Zanella, da EMEF Dom José Gomes; e Kiara Dos Santos Prestes, da EMEF Antonino Xavier.
3) Referência em inovação educacional
Em 2023, Passo Fundo se tornou uma cidade laboratório do Pacto pela Educação, um movimento gaúcho relacionado às experiências inovadoras neste segmento. Além disso, a cidade é uma das dez finalistas do 2º Prêmio Nacional de Educação, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A premiação objetiva fomentar a realização de estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais, de modo a subsidiar a atuação do FNDE no aperfeiçoamento de sua gestão.
4) Políticas públicas inovadoras
Para ocorrer o Fecit, anteriormente, algumas ações de políticas públicas inovadoras foram promovidas para capacitar os jovens. Entre elas estão: a “Profissionais do Futuro do Eixo 1 da Escola de Profissões”, uma atividade em que os alunos aprendem métodos ágeis, design de games, internet das coisas, inglês, mandarim e espanhol; a PRISMA Espaço Geek, local público disruptivo de aprendizagem criativa; e a Cyberliga, uma iniciativa de recuperação da aprendizagem para o Ensino Fundamental 2, totalmente online, baseada em reunificação e também em sala de aula invertida.