
O gaúcho do norte do RS está mais aberto ao novo, mas não deixou para trás a tradição e os valores: é o que mostrou a pesquisa do Grupo RBS apresentada na manhã desta quarta-feira (12), no evento Talks: Encontro de Negócios, no Hub Aliança Empresarial. A apresentação foi realizada pela diretora executiva de mercado, Patrícia Fraga, e o diretor comercial Leonardo Persigo, ambos do Grupo RBS.
Os resultados foram apresentados a empresários, membros da Aliança Empresarial e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em um momento de networking e insights sobre os dados coletados. Na pesquisa, mais de 5 mil pessoas foram entrevistadas e as visões trouxeram uma nova perspectiva dos gaúchos.
— Essa pesquisa é uma ferramenta muito relevante para estimular o mercado a conhecer o povo gaúcho e pensar estratégias. Hoje a nossa população está mais aberta para se conectar com outros estados e com o mundo, apesar das suas raízes permanecerem no plano de fundo — afirmou Patrícia.
A pesquisa dividiu os gaúchos em três diferentes perfis: o guardião, o conciliador e o explorador, em ordem de menos para mais abertos ao novo. No norte, o grupo mais presente é o conciliador, mas a característica exploradora aparece com 29% — ficando só atrás da Capital e Região Metropolitana.
Cada perfil também mostra a relação do público com as marcas, de maior preferência por marcas gaúchas à menor. No encontro, empreendedores e empresários puderam conhecer o público da região e entender a melhor forma de se comunicar, como aponta a diretora institucional do instituto, Márcia Capellari.
— Nós, em uma região não tão atingida pelo desastre climático, temos a oportunidade de ajudar o Estado nesse processo que não é de reconstrução, mas de construir diferente uma solução inteligente, em uma parte do RS que tem essa raiz empreendedora e inovadora. Para nós, é uma alegria receber um evento com tamanha adesão e discussões pertinentes — pontuou.
Além de Passo Fundo, os resultados da pesquisa Persona também foram apresentados em Erechim, na terça-feira (11).