Por Dário Schneider, diretor acadêmico do Colégio Anchieta e doutor em comunicação
A pedagogia está no centro da formação de cada futuro profissional da Educação. Mas o que é a pedagogia? Como fundamento, é a ciência e a arte de educar, englobando métodos, práticas e teorias integradas, que visam o desenvolvimento nas dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, comunicativa, corporal e sociopolítica do ser humano. No contexto atual, ela impulsiona transformações significativas, enquanto também aponta para caminhos que ainda estão por desvendar.
No cenário atual, questões como globalização, crise ambiental, mudanças sociais e avanços tecnológicos exigem atenção especial
O cenário da cultura moderna, que se desenvolveu desde o século 16 até meados do século 20, sinaliza que a área da Educação está buscando manter vivos os valores humanísticos e da excelência acadêmica. Contudo, diante da crescente precariedade social e da crise existencial que abalou esses valores absolutos na mentalidade educacional contemporânea, a Pedagogia encontra-se em uma encruzilhada.
Ao se adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, mantém o compromisso com a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, promovendo a autonomia e a cidadania dos indivíduos. Há uma convicção teorizada de que é preciso manter viva a tradição, aprofundar o tema da gestão educacional e, permanentemente, buscar a atualização das práticas diante dos desafios do século 21.
Parte dessa inovação hoje vem da cultura colaborativa e do trabalho em rede. Fóruns de diálogo entre gestores, parcerias entre escola e família e processos de formação contínua mantêm a tradição viva enquanto promovem avanços. O desafio é garantir que todos os estudantes tenham o direito a uma educação de qualidade.
Guiada por seus fundamentos pragmáticos, a pedagogia deve alinhar-se cada vez mais à intencionalidade e aos objetivos curriculares, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e espiritual. Essa capacidade da reflexão diante das encruzilhadas e alinhamento das práticas às tendências contemporâneas vai efetivando o passo a passo de sua atualização.
No cenário atual, questões como globalização, crise ambiental, mudanças sociais e avanços tecnológicos exigem atenção especial. Preparar os estudantes para serem cidadãos globais, conscientes e responsáveis é um compromisso ético e moral que não pode ser negligenciado.
Ler os sinais dos tempos, lidar com processos complexos de gestão, implementar decisões eficazes e promover a atualização tornam-se objetivos valiosos no tempo presente e perspectivas importantes da pedagogia do futuro.