A inteligência humana não vem pronta. Ela é construída. Como? Quando um bebê, com dez meses, olha para um objeto, agarra-o, leva-o à boca, chacoalha-o, bate com ele na mesa, joga-o ao chão para saber o que é, como funciona e que efeitos produz, seu cérebro organiza respostas mediante conexões neuronais com as quais ele não nasceu. Com dois anos de idade, já construiu capacidades – noção de objeto, espaço, tempo e relação causal – de enorme complexidade, com as quais tornou-se capaz de simbolizar: brincar de faz de conta, imitar na ausência do modelo, constituir imagem mental e, na extensão delas, falar. Esse processo tem início com o nascimento e, por volta dos 15/16 anos, já permitiu a construção de instrumentos cerebrais/mentais com os quais se torna capaz de ingressar na vida adulta. Tudo na dependência do entorno, físico ou social.
Artigos/Reforma Ensino Médio
Fernando Becker: o mito da aprendizagem; a propósito do Ensino Médio
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.