A Zero Hora chegou aos leitores nesta quinta-feira (1º) com visual diferente. A diretora de redação, Marta Gleich, participou do Gaúcha Atualidade nesta manhã e falou sobre a mudança do jornal que, em comemoração aos 50 anos, está com novo logotipo, diagramação, novas editorias e pretende estar cada vez mais próximo dos interesses do público.
Em vez de sete, o jornal agora possui quatro editorias. Notícias reúne os principais fatos da atualidade. Sua vida traz matérias relacionadas a educação, saúde e comportamento. E ainda tem Esportes e Segundo Caderno. Além disso, o novo logo da Zero Hora é um triângulo amarelo, que representa um facho de luz, significando a direção que o jornal aponta para seus leitores.
“Queremos ser curadores de toda essa informação que há no mundo hoje”, resume Marta.
Na edição semanal, haverá três reportagens especiais. A Zero Hora de domingo também deve surpreender o leitor. A edição terá mais páginas e será mais parecida com o formato de revista, trazendo reportagens mais aprofundadas.
“As mudanças conceituais são mais importantes do que as mudanças cosméticas ou de projeto gráfico”, ressalta Marta.
As inovações apresentadas foram embasadas em pesquisas com leitores. “Se não ouvirmos nosso públicos e seus anseios, estamos perdidos”, justifica Marta.
A mudança também pode ser vista nas plataformas digitais, que são a porta de entrada de 20% dos leitores. Para se aproximar cada vez mais da sociedade, o leitor também poderá visitar a Estação ZH, espaço no Parque da Redenção que terá atividades até o final do ano. Neste domingo, também ocorrerá um piquenique no local.
“Queremos estar cada vez mais íntimos dos nossos leitores”, destaca Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS.
Para completar, um livro sobre os 50 anos do jornal também está disponível para tablets em iOS e Android com o nome “50 anos ZH”.