A prefeitura de Novo Hamburgo assinou, nesta sexta-feira (10), o contrato de concessão do transporte coletivo municipal para a empresa Viação Santa Clara Ltda.. A vencedora da licitação terá seis meses, a partir de agora, para assumir o serviço.
Durante a assinatura do contrato, ficou acertado que a intenção da concessionária é de entrar em operação em abril de 2024, mês de aniversário da cidade do Vale do Sinos.
Segundo o município, uma série de mudanças será percebida pelos passageiros de ônibus. Entre as novidades prometidas com o novo sistema, estão um sistema de bilhetagem eletrônica moderno e pesquisas de satisfação junto aos usuários, que passarão pelo chamado Sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço.
O edital elenca três atributos como pilares da gestão de qualidade: confiabilidade, segurança/frota e relacionamento com o usuário. Dentro de cada um deles, existem vários elementos que serão levados em consideração nas análises, como:
- acidentes e multas de trânsito envolvendo a frota;
- o motorista arrancar antes de concluir embarque ou desembarque;
- registros de problemas técnicos e panes mecânicas dos ônibus;
- excesso de velocidade ou imprudência na condução dos veículos;
- superlotação de passageiros;
- funcionários da empresa faltando com o respeito;
- recusa de embarque ou desembarque de passageiro;
- falha no cumprimento da tabela horária;
- trafegar fora do percurso determinado.
Cada item estará associado a uma valoração e metas específicas que precisarão ser alcançadas anualmente.
— Existe um comprometimento da empresa em ser avaliada através de pesquisas não só com os usuários, mas com todos os envolvidos no transporte público, com a empresa de bilhetagem, com os próprios funcionários, motoristas. Há pontos que precisam ser cumpridos pela empresa. Se isso não ocorrer, ela será notificada. Dependendo do número de notificações pode até ter o contrato rescindido — explica a prefeita Fátima Daudt.
Passagem próxima a R$ 5
Atualmente, os hamburguenses pagam R$ 5 de passagem de ônibus. A tendência é de que a nova tarifa permaneça próxima a esse patamar. Em fevereiro deste ano, ainda durante a fase de concorrência da licitação, a empresa sugeriu uma tarifa técnica de R$ 4,91.
A prefeitura informou, no entanto, que a proposta ainda precisa ser reajustada pela inflação. Desde fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aumentou 2,54%, o que elevaria a tarifa de R$ 4,91 para R$ 5,03.
Será necessário acompanhar a evolução da inflação até abril para saber qual será o impacto sobre a passagem.
Sistema de bilhetagem avançado
Outra novidade que está para ser implementada a partir do momento em que a Viação Santa Clara assumir o transporte coletivo diz respeito às passagens: em vez da empresa gerir o sistema de passagens, a atividade ficará a cargo da prefeitura de Novo Hamburgo.
No entanto, a concessionária deverá disponibilizar um aplicativo aos usuários, contendo uma lista de requisitos mínimos. Alguns deles são: todas as linhas e pontos de embarque e desembarque mapeadas através de GPS; possibilidade de consulta das linhas disponíveis; indicar serviços básicos (hospital, postos de saúde, delegacia, banco e serviços públicos, por exemplo) próximos às paradas.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica ainda deverá contar, segundo o edital, com reconhecimento facial para fiscalização do uso de cartões com benefícios.
Futuro dos rodoviários
Em entrevista a GZH, a prefeita Fátima destacou que reforçaria à Viação Santa Clara a importância de que a mão-de-obra atual seja absorvida. Durante a assinatura do contrato, o diretor-superintendente da empresa, Rodrigo Hoelzl, garantiu que os motoristas que operam atualmente no sistema de transporte da cidade terão preferência na seleção da nova concessionária.
Frota de ônibus renovada
De acordo com o município, a previsão é de que o serviço conte com quatro tipos de veículos. O edital estabelece como quantidade inicial da frota 76 ônibus, sendo 6 mini-ônibus, 10 vans/micro-ônibus, 26 midi-ônibus e 34 ônibus tradicionais (básicos e padron). Cada tipo possui características específicas segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- vans/micro-ônibus: entre 10 e 20 passageiros, exclusivamente sentados, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia; comprimento máximo de 7,4 metros;
- mini-ônibus: capacidade mínima de 30 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia; comprimento máximo de 9,6 metros;
- midi-ônibus: capacidade mínima de 40 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia; comprimento máximo de 11,5 metros;
- ônibus básicos: capacidade mínima de 70 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia; comprimento máximo de 14 metros
- ônibus padron: capacidade mínima de 80 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia; comprimento máximo de 14 metros.
A exigência é de pelo menos 20 veículos equipados com ar-condicionado no início da operação. Toda a frota, no entanto, precisará contar com película de proteção solar, botão de pânico e câmeras de segurança.
A prefeitura informou que está preparando um portal com detalhes do novo sistema para tirar dúvidas dos passageiros e facilitar o processo de transição.