Questionado sobre a demora para o restabelecimento da energia em pontos do Estado atendidos pela concessionária, após temporais recentes, o superintendente técnico e porta-voz da CEEE Equatorial, Julio Eloi Hofer, reconheceu que a empresa precisa melhorar alguns aspectos do serviço.
— A gente sabe o impacto que isso causa na vida das pessoas, e o nosso esforço é sempre no sentido de ser o mais rápido possível, de preferência evitar que ocorra o desligamento. A gente teve no final de semana anterior, lá pelo 21 de janeiro, e agora em especial nesse final de semana, dois eventos em sequência que acabaram ampliando muito o número de pessoas desassistidas, então nosso esforço foi bastante grande para buscar o restabelecimento. A gente sabe que tem que melhorar mais do que ocorreu — afirmou Hofer na manhã desta quinta-feira (2), em entrevista ao Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Após o temporal que atingiu parte do Estado na quinta-feira (26) à noite, a empresa registrou um pico de falta de energia para 76 mil clientes. Segundo o porta-voz, 80% deste total teve o abastecimento restabelecido até a manhã da sexta-feira (27). Ainda de acordo com Hofer, após novo temporal no sábado (28), 86 mil clientes registraram falta de energia, e para pelo menos 90% destes a luz voltou no domingo (29).
— A empresa de energia, não só a CEEE Equatorial, mas isso é um padrão nacional, cria critérios de priorização de atendimento. Quando há intempéries como essas que ocorreram em sequência, com ventos de 80, 50, 70 quilômetros por hora, dependendo da região, a gente acaba tendo um impacto muito grande na infraestrutura. A CEEE Equatorial ainda tem um quantitativo de postes de madeira bastante grande, e é uma estrutura um pouco mais frágil do que a gente gostaria, então, quando ocorrem ventos dessa intensidade, a gente tem muitas quedas de poste — acrescentou.
Questionado sobre a disponibilidade de pessoal para os atendimentos, o porta-voz da CEEE Equatorial disse que, apesar de haver centenas de trabalhadores à disposição para casos de emergência, a companhia trabalha para ampliar as equipes.
— Estamos aumentando o número de equipes. No dia 26, tivemos em torno de 350 pessoas trabalhando somente no campo para restabelecimento, e no dia 28, em torno de 380 pessoas, com caminhonete, caminhões, equipes de equipamentos, linha viva. A CEEE Equatorial tem essa preocupação de ter força de reação, embora acredite muito estrategicamente em trabalhar na prevenção, em trabalhar em investimento, em colocar postes mais robustos, estruturas de concreto, para que suportem mais essas intempéries — destacou.
Atendimento prioritário
O porta-voz da CEEE Equatorial ainda relatou que, quando há falta de energia de maneira mais generalizada, a empresa prioriza o restabelecimento para instalações de saúde, segurança, infraestrutura pública e para clientes que informam ter necessidades especiais.
— Todo cliente que tem um familiar, uma pessoa de sua relação, com necessidades especiais, pode nos contatar pelo call center, no 0800-721 2333, que está na conta de energia, ou se preferir um deslocamento presencial para nossas lojas de atendimento, ele avisa que tem uma pessoa com necessidade especial, que precisa de equipamentos contínuos, e esse cliente entra nessa lista de priorização — reforçou Hofer, lembrando que agora a empresa também disponibiliza um atendimento por WhatsApp, pelo número (51) 3382-55-00.
O porta-voz da CEEE Equatorial ainda comentou a situação do Parque Eldorado, em Eldorado do Sul, onde moradores registraram vários dias de falta de energia. Hofer informou que equipes da empresa chegaram a ir quatro vezes no local buscando restabelecer o abastecimento no local.
— Nós fomos, na realidade, quatro vezes no Parque Eldorado, aí é um desafio nosso de melhorar essa logística. A gente foi num primeiro momento e restabeleceu, e aí viu que aquele restabelecimento tinha outro problema mais à frente, retornou lá novamente, e assim nós fizemos três vezes, por isso que demorou mais tempo — afirmou.
Ouça a entrevista de Julio Eloi Hofer na íntegra: