Para um apreciador de cervejas especiais, entrar em uma loja com estantes repletas do produto é sempre diversão garantida. Ainda assim, a alegria pode ser ainda maior quando se presta atenção aos rótulos.
Enquanto algumas cervejarias mais tradicionais optam por um rótulo mais discreto, há um movimento que busca chamar atenção para o produto por meio de garrafas e rótulos diferenciados, divertidos e algumas vezes, até inusitados.
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Isso nem sempre está atrelado unicamente a uma questão de marketing. No caso das cervejarias mais antigas, que mantêm a identidade da época em que foram criadas, o estilo mais clean pode ser atribuído às limitações de recurso gráficos. Conforme o professor de design e um dos proprietários da UNT Intelligence Design, Fabiano Olbrisch, as marcas brasileiras não seguem uma linha específica quando o assunto é criar uma identidade.
– O Brasil copia um pouco de todo mundo. A cerveja artesanal no país começou há cerca de cinco anos. Antes disso, as cervejas comuns traziam rótulos ovalados, com uma cor predominante e um nome muito curto ou muito grande. As artesanais foram obrigadas a ter uma identidade própria para poder cobrar cinco vezes mais do que a comum. O que faz o consumidor gastar mais? Precisa ter algo que gere o estímulo para comprar – explica, destacando que a cerveja artesanal é também uma forma de gerar status.
Fisgados pelo rótulo
Como rótulos de cerveja estimulam os consumidores a comprar determinada marca
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Cíntia Colombo
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