Emissoras gaúchas doaram quase R$ 75 milhões em mídia para ações sociais em 2014. O dado, divulgado nesta segunda-feira pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), faz parte da 11ª edição do Relatório Social, que tem como tema transparência e protagonismo. Segundo a entidade, esse é o maior valor de mídia doada e de empresas participantes desde a primeira edição do projeto, lançado em 2004.
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Foram investidos, ao todo, R$ 74.896.695,04 em ações sociais por 233 empresas radiodifusoras do Rio Grande do Sul, alta de 16,32% na comparação com o relatório de 2013. O presidente da Agert, Roberto Cervo, considera o número expressivo.
- Quando falo em abrangência, falo em transparência e responsabilidade. Nós apoiamos a filantropia em primeiro lugar para as comunidades. Cada uma delas tem centros comunitários e atividades que precisam do nosso apoio. Este ano, nós temos 233 emissoras participantes, de 481 emissoras. Se computássemos todas, teríamos um número de doações bem maior - disse o presidente.
O objetivo do projeto é aprofundar o vínculo dos veículos da radiodifusão com suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, por meio de formas de apoio e projetos de interesse público. De acordo com a coordenadora do relatório, Myrna Proença, o diferencial do projeto é realizar campanhas em prol da comunidade, sem lucros para as empresas.
- O projeto está tendo esse resultado porque as ações são bem-vindas e repercutem muito bem. Há campanhas de sangue, de vacinação, de doação de agasalhos. Então, é um projeto que constrói uma nova cidadania responsável - afirma.
Myrna também ressaltou que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) está querendo implantar o relatório social no país:
- Vamos ver se o Brasil abarca e se dedica a esse projeto que vale a pena.