Foi parafraseando a famosa previsão feita em 1968 pelo artista criador da arte pop, Andy Warhol, de que " no futuro todos teriam 15 minutos de fama", que o jornalista Ricardo Boechat provocou a plateia na manhã desta sexta-feira no painel Jornalismo on e off-line no 20° Festival Mundial de Publicidade.
Para o repórter com mais de 45 anos de experiência, a internet possibilita hoje que todo cidadão "tenha seus 15 minutos de imprensa".
Boechat disse que em quatro décadas de profissão nunca viu um acidente de avião ao vivo, um choque de trem, um tiroteio ou terremoto, mas que teve a oportunidade de divulgar informações de fatos como esse à população diversas vezes. E que agora, com a internet, a audiência também passa ter a oportunidade de divulgar o que vê.
Futuro do jornalismo impresso é debatido no Festival de Publicidade
- Durante muito tempo se disse que o jornalista era a testemunha ocular da história. Na verdade, o jornalista apenas se apropria do fato, de que na grande maioria das vezes não testemunhou, para divulgar para a população. A verdadeira testemunha da história sempre foi o cidadão - afirmou.
O jornalista do Grupo RBS Tulio Milman ressaltou a mudança que a internet traz ao papel do jornalismo:
- Não é apenas dar a informação. Isso todo mundo está fazendo, o tempo todo. A função do jornalista é dar sentido a essa avalanche de informações que chegam de todos os lados.
Léo Gerchmann: extremismo é desafio ao jornalismo livre
Veja os destaques do 20º Festival de Publicidade
Criador de O Bairrista, Maicá Junior, falou sobre a influência das redes sociais, como Twitter e Facebook no jornalismo.
- A internet mudou a própria maneira de divulgar o jornalismo. Não existe mais aquela coisa formal, engessada. Mas o jornalista ainda tem o papel de certificador da veracidade das notícias - disse.
Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP), o festival é considerado o maior evento do setor na América Latina e o terceiro do mundo.
* Zero Hora
Festival Mundial de Publicidade
"Hoje todo mundo tem 15 minutos de imprensa" diz Ricardo Boechat em Gramado
Jornalista provocou plateia que assistiu ao painel "Jornalismo on e off-line", na manhã desta sexta-feira
Cadu Caldas
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: