
Obras viárias e transportes alternativos são essenciais para humanizar o trânsito, mas é possível agregar tecnologias aos carros de passeio para evitar o estresse diário diante do volante.
Essas e outras teses foram defendidas pelo diretor de engenharia da Ford América do Sul, Marcio Alfonso, palestrante da reunião-almoço desta segunda-feira na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O tema "Inovação no setor automotivo: ecoeficiência e experiência positiva do consumidor" pautou a conversa com empresários dentro da programação do 6º Fórum de Inovação.
Alfonso teceu uma análise de tudo o que está acontecendo no mundo hoje, apontou tendências de comportamento dos consumidores e de tecnologias. Com isso, segundo ele, é possível desenhar cenários e alternativas para a mobilidade das pessoas. O executivo também apresentou a visão da Ford, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, para os próximos anos e de que maneira a evolução do automóvel afetará a mobilidade. Confira trecho da entrevista concedida à reportagem:
De que forma a Ford vê a mobilidade no futuro?
Marcio Alfonso: Seja por questão de adensamento populacional ou saturação dos centros urbanos, as pessoas estão sofrendo mais para fazer locomoção, e precisam de um pouco mais de conforto. Hoje, se pensa nas tecnologias, em programas que ajudarão o motorista a fazer as suas tarefas. Temos vários sensores que estão sendo agregados ao automóvel. Alguns são voltados para a segurança: por exemplo, sensores que mantém a distância entre o seu carro e o carro da frente. Numa emergência, te ajuda a parar com segurança. Ou sensores que controlam se o veículo está dentro da faixa ou não. Em um acidente mais sério, em que a bolsa dispara (airbag), o sensor vai te conectar ao Samu. É como se a gente estivesse adicionando mais braços e pernas para o motorista se portar melhor no trânsito, para a defesa dele, para ser um melhor motorista. Aos poucos, o carro vai se tornar mais inteligente.
Podemos contar com um veículo que indique o melhor caminho para evitar congestionamento e outros problemas de tráfego?
Nossa visão é de que a tecnologia de hoje se somará a sistemas vitais que vão visualizar o entorno do veículo, como se fosse um mapa tridimensional. Logicamente, o carro estará conectado à infraestrutura da cidade, terá conexão com outros carros. Isso permitirá te dizer onde o veículo tem de estar posicionado, onde tem de estar se movendo para chegar a um trajeto melhor. O carro estará interagindo com esses mapas inteligentes que já estão disponíveis em alguns aplicativos que apontam o maior fluxo e o menor fluxo. Só que isso evoluirá para uma visão tridimensional, como se o carro fosse um robô que enxerga e tem a inteligência para ajudar o motorista a tomar as decisões.
Qual é a maior exigência do consumidor hoje?
As pessoas se sentem estressadas, se cansam muito, muita gente sofre com atrasos no trânsito. Nas grandes cidades, os condutores ficam tensos porque não sabem se vão chegar na hora certa no local que planejaram. Então, o carro precisa estar conectado para ajudar. Estamos criando aplicativos adicionais para o Sync, que é uma tecnologia em parceria com a Microsoft. Esses aplicativos visam dar mais informações: onde estacionar, onde encontrar coisas. A Ford abriu o sistema para que desenvolvedores possam criar aplicações que sejam feitas para instalar no Sync, e com isso oferece muitas oportunidades. Hoje, a falta de estacionamento é uma das razões de congestionamento. Tem várias coisas que os usuários estão pedindo e estamos aprofundando nossos estudos. Pedem facilidade de se estacionar o carro, se há dispositivo que facilita estacionar em vagas apertadas. Entendendo o comportamento do consumidor, vamos desenvolvendo soluções.
E os carros menos poluentes? Isso está avançado?
Está numa evolução rápida. A Ford optou neste momento de fazer motores menores e mais eficientes em desempenho e emissões. O motor lançado agora no KA é extremamente eficiente, muito leve. A outra é utilizar transmissões em múltiplas velocidades para permitir condições ótima de operação dos motores. Temos várias outras soluções na aerodinâmica, em sensores para que o consumo seja otimizado. Mas principais estão na tecnologia Ecoboost (alto desempenho e baixo consumo de combustível) e nas transmissões.
O consumidor terá acesso a veículos cada vez mais personalizados?
É possível vislumbrar isso com a aquisição de dados em grande escala, que é coletar mais informações das pessoas. Configurar e fabricar veículos mais customizados é uma tendência, e com o tempo vai se materializando.