Com trajetória errante e, acima de tudo, empreendedora, Rony Rodrigues, 35 anos, galgou espaço no mercado encontrando brechas que hoje permitem que ele trabalhe em casa, talvez de pijama, enquanto não está viajando pelo mundo. As reuniões da Box1824, empresa de pesquisa que criou em 2003, não ocorrem em amplas salas fechadas. Muitas vezes, os encontros são em bares ou ao redor da piscina.
Depois de largar a faculdade de Turismo no primeiro ano, ele encontrou na Publicidade um ambiente desafiador. Retrato de uma geração a qual decidiu se dedicar, buscou nas lacunas do mercado uma oportunidade de negócio.
A Box1824 especializou-se em traduzir as tendências de consumo, cultura e comportamento dos jovens com trabalhos que não são embasados em intuição ou análise de comportamento, mas em técnicas de pesquisa. Psicólogos, antropólogos e outros profissionais da empresa, ao identificarem perfis com capacidade de transformar, descobrem o que vai estourar ali na frente. Mas nem sempre as informações ficam restritas a grandes multinacionais como Unilever, PepsiCo, Itaú, FIAT e Nike, que chegam a investir alguns milhões por essas respostas. Vídeos como
We All Want to be Young e All Work and All Play, de autoria da agência, tiveram visualizações que chegaram aos sete dígitos no YouTube, e um termo cunhado por eles para ser a tendência em 2014 foi a palavra mais buscada no Google na área de moda no ano: "normcore", que significa uma "vontade de ser normal".
Embora prefira preencher a ficha dos hotéis com "empresário" no espaço da profissão (é sócio de cinco empresas), há pouco tempo Rodrigues definia-se como analista de tendências, um pesquisador das transformações dos jovens. Algo que faz com a propriedade de quem consegue mudar a forma como grandes corporações (cada vez mais interessadas nesse público) fazem negócios.
Com a palavra
"O perfil jovem hoje pode estar desvinculado da idade", diz pesquisador de tendências
Aos 35 anos, Rony Rodrigues comanda empresa que analisa transformações dos jovens
Bruno Felin
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: