A ideia de Jogos Olímpicos de eSports saiu do papel e foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (23). O evento de jogos eletrônicos deve começar em 2025 e, diferentemente das competições de esportes tradicionais, será realizado a cada dois anos.
Na sessão que foi realizada às vésperas das Olimpíadas de Paris 2024, os membros do COI se debruçaram sobre o mercado de esportes eletrônicos e aprovaram, por unanimidade, a criação de evento olímpico específico para os games. Não houve votos contrários, nem abstenções.
De acordo com o COI, as Olimpíadas de eSports terão modalidades de três categorias:
- esportes físicos disputados em plataforma virtual;
- simuladores de esportes;
- games de eSports, desde que alinhados aos valores olímpicos.
Uma das questões já respondidas pelo comitê foi em relação a presença de jogos de tiro, como o famoso Counter-Strike. O COI já determinou que games dessa categoria não farão parte do evento. O detalhamento de quais modalidades farão parte do evento ainda será discutido.
O que se sabe até o momento é da parceria do COI com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita para realizar os Jogos Olímpicos de eSports. O país que tem investido pesado nos esportes eletrônicos, de modo a diversificar a economia, exportar sua cultura e tentar melhorar a imagem internacional.
Dessa forma, segundo o o presidente do Grupo de Esports e Gaming do COI, David Lappartient, a parceria com a Arábia Saudita será de 12 anos, com o evento ocorrendo no país localizado no Oriente Médio a cada dois anos.
O comitê irá criar uma estrutura específica dentro da sua organização, separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos. Para tratar do evento de eSports, o COI ainda terá de adotar uma abordagem diferente no que diz respeito ao financiamento e à organização do evento.
Antes, a ideia do comitê era realizar eventos focados em jogos que simulam esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física e não são representativos em termos de relevância, audiência e competitividade nos eSports. No entanto, com a criação dos Jogos Olímpicos de games, isso pode mudar com a provável inclusão de jogos tradicionais deste mercado.