Max Verstappen foi o piloto que mais reclamou do novo circuito de Las Vegas na Fórmula 1. No entanto, ao final das 50 voltas, o tricampeão mundial foi o que mais celebrou e gerou entretenimento na prova realizada na madrugada deste domingo (19), no horário de Brasília. Com o resultado, o holandês chegou a 53 triunfos na carreira, igualando a marca de Sebastian Vettel.
— O DRS (asa móvel) aqui foi muito forte. Foi uma corrida bastante divertida. Uma torcida muito legal, espero que vocês tenham curtido a corrida e espero voltar novamente ano que vem — disse Verstappen após a prova.
Charles Leclerc, da Ferrari, que largou em primeiro, terminou na segunda posição. Sérgio Pérez, da Red Bull, chegou em terceiro e assegurou o vice-campeonato mundial, garantindo a dobradinha da equipe austríaca na temporada.
— Tive muito prejuízo no começo, tendo que parar e indo para o final do pelotão. Consegui me recuperar ao longo da corrida, o Safety Car me ajudou, consegui passar o Leclerc, mas não consegui abrir. Acho que coloquei muita asa no meu carro, que não estava bom de reta. Não esperava a ultrapassagem dele no final, achei que estava em segurança e do nada ele apareceu me ultrapassando — explicou Pérez.
O mexicano, entretanto, poderia ter sido o segundo colocado, mas perdeu a posição na última volta para o monegasco.
— Que corrida, gostei muito. Obviamente estou chateado por não ter vencido depois de ter largado em primeiro, mas fomos bem. Tive azar por conta do Safety Car. Foi difícil segurar a segunda posição com os pneus mais velhos, mas conseguimos um bom trabalho — disse Leclerc.
Início caótico em Vegas
A largada em Las Vegas foi caótica. Na frente, Leclerc e Verstappen chegaram juntos na primeira curva, e o holandês acabou jogando o monegasco para fora e ganhando a posição. O piloto da Ferrari reclamou da atitude do adversário e pediu a posição de volta. A direção de prova ignorou por um tempo, mas penalizou o tricampeão com cinco segundos por não ter devolvido o lugar.
Na parte de trás, Alonso rodou e prejudicou diversos pilotos que vinham atrás. Aliado a isso, Sainz, que foi penalizado no treino livre de sexta-feira (17) e largou mais atrás, tocou em Hamilton, mas sem danos. Os mais prejudicados foram Valtteri Bottas, o qual largou em sétimo com sua Alfa Romeo, e Pérez. Ambos tiveram que parar nos boxes para trocar a asa dianteira.
Os detritos na pista geraram um Safety Car virtual, para as peças serem recolhidas. Logo após a bandeira verde ser agitada, Lando Norris, da McLaren, bateu forte no muro e gerou um Safety Car até a volta 6. Na relargada, não houve problemas e algumas posições começaram a ser trocadas. Destaques neste momento para os dois carros da Williams, com Albon e Sargeant em quinto e sexto, respectivamente.
Na volta 16, Verstappen reclamou do desgaste dos pneus e viu Leclerc se aproximar rapidamente. No momento em que a Red Bull o chamou para os boxes, o piloto da Ferrari ultrapassou e assumiu a liderança. O holandês pagou a punição de cinco segundos e voltou mais atrás do restante do grid. Nesse momento, atrás de Leclerc estavam Gasly e Ocon, da Alpine.
Hamilton e Piastri tiveram furos no pneu e perderam tempo até chegar nos boxes. O britânico saiu mais prejudicado do que o australiano. Na volta 18, Pérez, que vinha fazendo uma prova de recuperação, ultrapassou Ocon e assumiu a segunda posição — Gasly foi para os boxes.
Leclerc realizou fez o pit stop na volta 22, mas a Ferrari se atrapalhou e levou quase quatro segundos para realizar a troca dos pneus. O monegasco voltou em terceiro, atrás de Lance Stroll, da Aston Martin, e do líder provisório Checo Pérez.
Na volta 24, uma disputa tripla fez Sainz perder duas posições. Na reta da Strip — famosa rua de Vegas — Russell passou o espanhol e Verstappen aproveitou para fazer o mesmo. Na sequência, o holandês foi para cima do britânico e acabaram se tocando, mas com vantagem para o tricampeão mundial. Russell acabou sendo penalizado em cinco segundos pelo incidente.
Safety Car ajuda Pérez
O contato gerou destroços na pista e acionou um novo Safety Car na corrida. Com isso, Pérez e outros pilotos que pararam no início da prova aproveitaram para colocar novos pneus. Leclerc assumiu a liderança, com o mexicano da Red Bull atrás. Verstappen realizou nova parada para ver se o carro havia sido danificado e voltou em quinto. Outros pilotos que se deram bem foram Gasly, em terceiro, e Piastri — que largou em 18º — na quarta posição.
Na relargada, o líder conseguiu defender a posição. Um pouco mais atrás, Piastri fez excelente ultrapassagem em Gasly para entrar no pódio. Pérez, entretanto, conseguiu se aproximar de Leclerc e começou a perseguição. Na volta 31, Verstappen superou o francês da Alpine e assumiu a quarta posição. Na briga pela liderança, o mexicano se aproximou muito e buscou a ultrapassagem na reta final da Strip, assumindo a liderança na volta 32.
Na sequência, Verstappen superou sem muitas dificuldades Piastri e assumiu a terceira posição. A liderança de Pérez, no entanto, durou pouco. Na 35, Leclerc aproveitou a longa reta para se aproximar e passar o mexicano. Na volta seguinte, Verstappen ultrapassou o companheiro de equipe e começou a caça ao piloto da Ferrari.
Contudo, o monegasco não teve chances contra o tricampeão mundial, que assumiu a liderança na volta 38. O holandês conseguiu abrir vantagem na liderança, enquanto seu companheiro de equipe voltou a se aproximar de Leclerc. Na volta 43, o piloto da Ferrari travou o pneu em uma curva e facilitou a ultrapassagem do mexicano.
A recuperação de Leclerc na última volta
Mesmo após o erro, restando cinco voltas para terminar, Leclerc se recuperou e diminuiu a desvantagem para Pérez. Na última volta, Verstappen, que tinha vantagem de quatro segundos na liderança, diminuiu o ritmo para tentar ajudar seu companheiro com o vácuo.
No entanto, o piloto da Ferrari conseguiu uma ultrapassagem espetacular no final para garantir a segunda posição. Ocon foi o quarto, com uma ótima prova da Alpine, seguido de Stroll. Piastri, que foi obrigado a parar na reta final, conseguiu garantir ao menos um ponto do décimo lugar, além de mais um da volta mais rápida da corrida.