Cerca de 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, tanto aqueles que já possuem um negócio, que estão realizando algo para ter um empreendimento ou que desejam começar a empreender nos próximos três anos. Estes dados são do último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2022, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
Diante desse contexto, pelo desejo de inovar dos brasileiros, o evento Inoveação tem a proposta de ser um treinamento para aprimorar métodos e estratégias para impulsionar a performance da vida pessoal e profissional. O encontro vai reunir grandes líderes e profissionais “experts” em suas áreas de atuação, que compartilharão conhecimentos em gestão, negócios, inovação e pessoas.
Segundo a CEO do Inoveação, Luciane Goulart, a ideia é promover um evento impactante, para proporcionar uma experiência única e entregar conteúdos relevantes aplicáveis nas carreiras ou nos negócios.
– É uma imersão focada na prática, com grandes líderes e pessoas que sabem o que funciona no dia a dia das empresas. Isso proporciona "insights" poderosos e potencializa muito o conhecimento. Além disso, fortalece o resultado positivo de cada participante – explica.
O evento ocorrerá no dia 25 de novembro, das 9h às 17h30min, em formato presencial, no Hotel Serra Azul, em Gramado. Em edições anteriores, participaram nomes como Leandro Karnal, Camila Farani, Wendell Carvalho e Adriane Galisteu.
Nesta quarta edição estarão o empreendedor e líder influenciador, Caio Carneiro; o guitarrista da banda Jota Quest, Marco Túlio Lara; a gestora da comunidade WOW, Natália Schifino; o coordenador de varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, entre outros.
Além destes especialistas, estará presente a empresária brasileira conhecida por ter organizado os primeiros eventos de moda do Brasil e por suas participações em reality shows, Cris Arcangeli. O tema da palestra será sobre "Marketing e vendas, como impulsionar o crescimento do negócio, margem, gestão da inovação e estratégias para atingir o objetivo”.
A empreendedora destaca que está muito animada para estar em Gramado ao lado de grandes nomes e compartilhar o seus conhecimentos.
– Quero conhecer os empresários que estarão lá e dividir técnicas e estratégias corretas para tornar cada um deles o melhor que puderem, com alta performance e transformar seus negócios – ressalta.
Confira, abaixo, a entrevista concedida por Cris Arcangeli, em que aborda temas como empreendedorismo inovador e crescimento profissional.
É possível iniciar um negócio de sucesso sem muito investimento? Como?
Começar um negócio sem dinheiro é possível. O que você precisa é ter bastante networking no mercado que você vai atuar. Se você conhece as pessoas certas em um nicho específico, e não tem tanto dinheiro, tem mais chances de decolar. Sempre digo que é melhor começar com mais networking que com dinheiro, do que com muito dinheiro e sem networking.
Você já declarou que é necessário encontrar propósitos para prosperar em um negócio. Como pode ser feita essa reflexão?
Na verdade, para mim, o que vem antes é a inovação. Acredito que precisa muito de inovação para, de fato, lançar um negócio, e o propósito da empresa vem depois. Para começar um negócio precisa, de fato, resolver alguma dor que já existe, que tenha demanda e gente querendo comprar. Uma boa ideia que resolva uma dor de forma inovadora é a grande chave do negócio.
Quais são as principais dificuldades na vida de um empreendedor?
Empreender é um desafio diário. Você está todos os dias tentando entender sobre o mercado, os concorrentes, a política e a economia do país. São vários desafios diários e as dificuldades são gerí-los. É preciso ter uma visão clara nessa gestão em contratar pessoas certas, ter bons parceiros e aliados, entre outros.
E quais são as barreiras mais comuns de um negócio inovador?
A maior barreira quando se inova é educar as pessoas sobre aquela inovação. Muitas vezes as pessoas sentem “a dor”, mas não estão preparadas para consumir algo (porque ainda não é claro para elas). E se é novo, ninguém conhece. Então, dedicar tempo, dinheiro e networking em educar sobre como aquela inovação resolve o problema, é uma das maiores barreiras.
Existem pontos cruciais para insistir ou recuar em uma negociação?
Acredito que existe uma linha muito tênue entre teimosia e resiliência. Você precisa ter uma visão clara de seu negócio para entender de fato o que os números dizem. É fundamental ter resiliência, insistir e persistir. Mas se não fizer sentido, aí sim recuar e não ser teimoso.
4º INOVEAÇÃO
QUANDO: 25 de novembro, das 9h às 17h.
ONDE: Hotel Serra Azul (Rua Garibaldi, 152 - Gramado)
O evento é realizado pela Innove Produções, com apoio do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias, Sindilojas Região das Hortênsias, Sindilojas Missões e empresas parceiras que se identificam com a proposta de fomentar e incentivar o empreendedorismo gaúcho, criando experiências que proporcionem conexões e desenvolvimento de negócios.