Se você é aluno do Ensino Médio e tem interesse em desenvolver projetos de pesquisa, não precisa esperar a universidade para isso. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) coordena, sempre no segundo semestre de cada ano, o Programa de Iniciação Científica Junior (IC Junior).
A participação no projeto se dá em duas etapas. No primeiro semestre, os estudantes - que precisam estar matriculados no segundo ano do Ensino Médio - participam do Programa de Pré-Graduação da universidade. No Pré-Grad, eles passam por oficinas que envolvem todos os cursos da PUCRS.
- A ideia é que os alunos façam uma imersão no ambiente universitário, para que eles entrem em contato com todas as áreas do conhecimento. Comunicação e artes, escrita criativa, robótica e inovação, tecnologia da informação e comunicação, sustentabilidade e meio ambiente e esporte e saúde estão entre os temas abordados - diz Valéria Corbellini, coordenadora de programas especiais da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS.
A seleção dos alunos participantes fica a critério de cada escola que se candidata para o programa. Para a edição de 2016, as 80 vagas disponíveis já estão preenchidas por 14 instituições de ensino. Ao final do primeiro semestre, ocorre um processo seletivo entre os alunos que fizeram o Pré-Grad e que demonstram interesse pelo Programa de Iniciação Científica Junior.
Essa etapa envolve análise de desempenho no Pré-Grad, envio por parte das escolas de uma carta de recomendação - explicando os motivos pelos quais indicam o aluno - além do encaminhamento do histórico escolar. Já o estudante deve enviar à PUCRS uma carta motivacional e delimitar três áreas de interesse, dentre as quais uma será escolhida pela equipe do IC.
Os alunos recebem uma bolsa-auxílio, de agosto a dezembro. Durante o programa, eles são inseridos em laboratórios e participam do desenvolvimento de pesquisas.
- A rotina é a mesma de um aluno da graduação. Eles conhecem o laboratório, veem qual pesquisa será desenvolvida ali e o papel que cada um deles vai desempenhar, alguns trabalham em experiências - explica Valéria.
Ao final do período, os estudantes recebem um certificado e precisam apresentar um poster relatando o objeto da pesquisa, de que maneira eles participaram e como eles esperam ter contribuído para o projeto.