Foi se divertindo e aprendendo que os alunos de uma escola pública em Estrela desenvolveram a proposta de criar um espaço de conhecimento onde estudam. Com a ideia do "espaço criarte" - dedicado aos estudos e à busca da inovação -, 20 alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã foram os vencedores da primeira etapa do game Logus - A Saga do Conhecimento.
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O primeiro desafio, chamado Vital - Ativando a Educação, recebeu ideias descritas em até 140 caracteres e voltadas para melhorar a escola. Agora a instituição é uma das sete que receberão R$ 2 mil para colocar os projetos em prática.
- Vários alunos do 1º, 2º e 3º anos se reuniram para participar dessa etapa. Foi uma coisa bem nova, que motivou todo mundo. Agora, vamos implementar o projeto - diz Julia Michelon Coletti, 16 anos, que liderou a equipe vencedora.
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Ao todo, 223 equipes se inscreveram para a primeira missão de Logus e enviaram ideias de baixo custo voltadas para a educação. Na votação, encerrada em 3 de agosto, foram computados 285.990 votos, distribuídos entre as 209 equipes com propostas aprovadas por uma equipe de avaliação.
Como participar
É possível se cadastrar na segunda missão, Planus - Ativando o Pensamento, até quinta-feira. A missão oferece treinamento em Design Thinking, uma metodologia para resolução de problemas. Todos os participantes irão receber 500 Logus (a moeda do jogo). Até novembro, serão abertas mais três missões.
Podem participar escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É necessário criar uma equipe com um estudante líder e mais 10 integrantes. Logus - A Saga do Conhecimento é um projeto da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS, que tem como objetivo estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar, por meio de uma linguagem atraente para os estudantes.
Os vencedores
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - 18.489 votos
Estrela (RS)
Espaço criarte: criar uma sala especial de materiais diversos para a construção do conhecimento de forma lúdica, criativa e de experimentação.
Escola Estadual de Ensino Médio Lucila Nogueira - 9.876 votos
Boa Vista das Missões (RS)
A transformação dos muros da escola e o incentivo à leitura: Promover a leitura como transformação, repaginando os muros em painéis com personagens literários e passagens textuais e ampliar o acervo.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinte e Cinco de Julho - 7.564 votos
Campo Bom (RS)
Tic-ask (sempre buscar o conhecimento): criar um espaço aconchegante e inovador, que incentive a leitura, a troca de saberes entre alunos e a comunidade, facilitando a vida no século XXI.
Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina - 6.706 votos
Carlos Barbosa (RS)
Estufas - germinando, crescendo e cultivando o saber: Construção de estufa para o estudo dos processos e cultivo de plantas medicinais e hortaliças que serão utilizadas na preparação do lanche
Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Morais - 6.411 votos
Osório (RS)
Reciclagem, leitura e tecnologia beneficiando o recreio dos estudantes: O projeto visa revitalizar o pátio da escola através de recicláveis, além de ofertar livros (físicos e digitais) para leitura no intervalo.
Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro - 6.363 votos
Relvado (RS)
Acessibilidade para todos: Nossa proposta é adaptar os banheiros dentro das normas de acessibilidade para acolher alunos e comunidade com necessidades especiais
Escola Estadual Normal José Bonifácio - 6.338 votos
Erechim (RS)
Sala Utopia: Criar um ambiente diferenciado destinado somente à leitura, buscando desenvolver o amor pela literatura e expandir o conhecimento.