Termina nesta segunda-feira (6) o prazo para que escolas públicas gaúchas e catarinenses se inscrevam na primeira etapa do game Logus - A Saga do Conhecimento. O desafio consiste em cinco missões a serem realizadas ao longo do ano, que procuram estimular as instituições de ensino a desenvolver habilidades e projetos inovadores.
Até sexta-feira pela manhã, 330 instituições de Rio Grande do Sul e Santa Catarina haviam se cadastrado. O primeiro desafio, chamado Vital - Ativando a Educação, recebe ideias, descritas em até 140 caracteres e que tragam alguma imagem, para melhorar a escola. Elas devem ser orçadas em até R$ 2 mil. De 9 de julho a 2 de agosto, o público poderá conhecer as propostas e votar pelo site do jogo. As sete mais votadas receberão verba para tocar o projeto.
O desafio, lançado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e pelo Grupo RBS, representa um conceito que vem conquistando espaço nas escolas: a gamificação. Isso significa envolver o aluno como protagonista no colégio, trazendo melhorias tecnológicas, estruturais ou que incentivem o aprendizado. Trata-se de um caminho que transforma o ambiente de forma lúdica e mostra aos alunos como trabalhar em conjunto e colocar em uso o que aprendem nas salas de aula.
Projetos já postos em prática em escolas da rede pública podem servir de inspiração para quem pretende se inscrever na primeira fase. Na Escola Municipal Infantil Humaitá, em Porto Alegre, são as crianças que cuidam da horta. Elas plantam, regam e colhem o chá para o lanche da tarde e o tempero da cozinha, e ainda cuidam de 20 árvores frutíferas.
- Elas desfrutam de seus esforços e aprendem a lidar e cuidar da natureza - explica a diretora, Patrícia de Freitas Dias.
Na Escola Estadual José do Patrocínio, no bairro Restinga Velha, na Capital, os alunos levaram arte e conhecimento às paredes das salas de aula, que são decoradas com fórmulas matemáticas, desenhos de personagens da literatura brasileira, como a índia Iracema, e estruturas coloridas de moléculas. A prática levou estudantes a buscarem conhecimento e eliminou pichações, observa a vice-diretora e supervisora Cláudia Souza Campos.
- Somos nós que fizemos, então temos que cuidar - explica a estudante do terceiro ano do Ensino Médio Thayná Vasconcelos, 17 anos.
Em outra ação, no início deste ano, os alunos da José do Patrocínio foram convidados a recolher lixo seco de casa e da escola para fazer utilitários como bebedouros com garrafa pet e brinquedos. Surgiram carrinhos feitos com potes de margarina e CDs velhos, bonecos de galões de água e jogos do tipo cai-não-cai, feitos com garrafas PET, tampinhas coloridas e palitos de algodão-doce que sobraram da festa junina da comunidade.
- Os alunos aprendem sobre sustentabilidade e percebem que não precisam de dinheiro para construir e se divertir - explica Cláudia.
COMO SE INSCREVER
- Estudantes e educadores da rede municipal, estadual e federal devem inscrever suas equipes no site logusasaga.com.br
- Cada escola pode ser representada por apenas um grupo, composto de no mínimo 12 pessoas, entre alunos e professores
- A inscrição para a primeira fase vai até as 18h da próxima segunda-feira
- Até 6 de novembro, é possível se inscrever para alguma fase do jogo