A jornada do empresário pode ser solitária. Isso porque, apesar de contar com funcionários, familiares e amigos, poucos compartilham as dores da profissão. O clube de negócios gaúcho Makers Club nasceu com a proposta de aliviar essa carga. Além de aproximar esses profissionais e promover a troca de experiências, o encontro mensal contempla palestras, conteúdos, ferramentas e dinâmicas.
– Decidi reunir “pessoas da mesma espécie” porque é difícil dividir problemas com quem não é do meio, como fluxo de caixa, gestão de pessoas, questões jurídicas e contábeis, entre outros. Sendo assim, os encontros funcionam como uma grande terapia em grupo, na qual os participantes podem se desenvolver ainda mais como empresários e, principalmente, obter ferramentas para que seus negócios cresçam – diz o CEO da hygia saúde e founder do Makers Club, Maikol Parnow.
Nesta entrevista, o executivo se aprofunda no projeto Makers Club, compartilhando seu objetivo, como funciona na prática e de que forma é possível participar.
Qual é a proposta central do Makers Club?
O objetivo principal é o crescimento das empresas. Seja por meio da troca de experiências, seja pelo aprendizado com professores e palestrantes ou com ajuda dos diversos negócios que acabam acontecendo entre os membros do grupo. Nossa premissa é: antes de consumir fora, fortalecemos nossos projetos juntos.
O que os encontros mensais oferecem aos empresários?
As imersões entregam 10 horas de conteúdo em formato de palestras e aulas, que trazem dinâmicas e ferramentas práticas para que os empresários possam aplicá-las dentro das empresas. Em 2024, serão mais de 100 horas disponíveis.
Os palestrantes, por sua vez, são organizados conforme a temática do encontro. Dividimos em seis assuntos principais e, a cada evento, dois deles são abordados. Sempre trazemos pessoas de mercado, que estão acostumadas com a prática, para ensinar nossos membros.
Onde acontecem as reuniões do Makers Club?
Os encontros ocorrem em lugares diferentes. O primeiro evento do ano acontecerá em Porto Alegre (09/03), em seguida partiremos para Gramado (13/04) e depois faremos uma imersão dentro de uma empresa (25/05). Também já está programada uma reunião em Punta Del Este, no Uruguai (28/09).
Ainda não temos cidades definidas para as seguintes datas: 08/06, 13/07, 10/08, 19/10, 09/11 e 14/12 (festa de encerramento).
Vocês também promovem encontros online?
Sim. Além do evento presencial mensal, promovemos encontros online todos os meses. Assim como ocorre no formato físico, a reunião virtual conta com grandes nomes do mercado. No ano passado, tivemos a presença de André Diamand, Carlos Busch, Conrado Adolpho, Dafna Blaschkauer e Joel Jota, meu sócio na hygia saúde.
Como os interessados podem participar dos encontros?
Os empresários interessados devem preencher este formulário. Após a aplicação, realizamos um filtro, uma entrevista e retornamos com a resposta de aprovação. Como uma das premissas do grupo é ser um ambiente de troca de experiências, queremos ter certeza de que quem está participando está disposto a não só receber, mas, principalmente, compartilhar.
É válido destacar que as vagas são limitadas – já temos 80% do quadro preenchido – e o empresário deve investir R$ 30 mil ao ano. O valor dá acesso a vários benefícios além dos encontros do Makers Club, como ingresso vip para o Gramado Summit, teste genético da hygia saúde, entre outros.
Por que os empresários gaúchos devem fazer parte do Makers Club?
Vivemos na era da informação, mas informação é diferente de conhecimento. Preparamos todo o conteúdo do Makers Club de maneira consolidada e eliminamos tudo que é só teoria, sempre trazendo o que realmente foi testado e o que funciona nas empresas.
E mais: durante muito tempo os empresários precisavam sair do Rio Grande do Sul para ir ao eixo Rio-São Paulo para encontros como esse. Agora, é possível vivermos essa experiência “dentro de casa”.