Microempreendedores individuais (MEIs) enfrentaram dificuldades ao longo desta sexta-feira (1º) para emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no Emissor Nacional. Este é o primeiro dia do uso obrigatório da plataforma nacional. Até então, o procedimento era feito por sistemas das prefeituras.
A migração obrigatória foi estabelecida pela Resolução 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) para padronizar a emissão deste tipo de documento em todo o país. A ferramenta, que está disponível para uso desde 1º de janeiro, também permite que o empreendedor emita a NFS-e nacional de forma simplificada.
Desde o final da manhã, no entanto, dezenas de usuários fizeram reclamações sobre a instabilidade do sistema nacional nas redes sociais (veja abaixo). A colunista de GZH Giane Guerra também recebeu, ao longo do dia, reclamações sobre lentidão no sistema, problemas no acesso, burocracia e até relatos de que não se conseguiu obter o documento.
Segundo o g1, dados do Downdetector mostram que a maior dificuldade enfrentada pelos usuários foi acessar o site, correspondendo a 76% das reclamações.
Ao g1, a Receita Federal informou que a área técnica foi acionada para diagnosticar as causas das falhas no sistema e tomar providências para reestabelecer o serviço.