Em nova reunião com o Ministério Público (MP) nesta segunda-feira (21), a CEEE Equatorial se comprometeu em colocar em prática medidas de curto e médio prazos para melhorar o atendimento aos consumidores. Desde que a população da Região Metropolitana e outras áreas do Estado chegou a ficar 10 dias sem fornecimento de energia elétrica devido aos temporais do início de março, autoridades cobram melhores serviços da concessionária.
A falta de informações e a falha no atendimento aos consumidores, assim como a demora no conserto de rede e na religação em caso de desabastecimento, foram alguns dos problemas relatados por agentes públicos municipais, parlamentares e representante dos consumidores.
Entre as medidas, a concessionária se comprometeu em aumentar os canais de atendimento para melhorar o fluxo das informações, assim como ampliar o investimento em equipamentos, tanto para a região de Porto Alegre quanto para a região Sul, umas das mais afetadas pelo mau atendimento.
A Promotoria do Consumidor vai instaurar um inquérito civil para acompanhar as medidas anunciadas pela Equatorial no prazo estabelecido. A maioria das ações apresentadas tem previsão de ser concluída no decorrer de 2022.
— Eles (representantes da CEEE Equatorial) apresentaram plano de melhorias, mas precisamos verificar se realmente vai acontecer. Essa vai ser a nossa linha de atuação, através do inquérito civil, verificar se essas medidas realmente serão cumpridas — disse à reportagem, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles.
De acordo com a empresa, estão previstos R$ 432 milhões em projetos de novas subestações, expansão e melhoria de rede, além de manutenção e combate às perdas de energia e ações comerciais.
Em nota, o presidente da CEEE Grupo Equatorial, Raimundo Bastos, disse que a companhia tem responsabilidade pela prestação do fornecimento de energia e "que sabe que, no momento, ele não é adequado". O executivo acrescentou que "vamos trabalhar muito, sendo o compromisso que a empresa assumiu e vai realizar”.
Nova rodada
As comissões de Economia (Cefor) e de Direito do Consumidor (Cedecondh) da Câmara de Vereadores também realizam nesta terça-feira (22), às 10h, debate para discutir ações para melhorar a prestação do serviço.
O encontro será comandado pelos vereadores Mauro Zacher (PDT) e Cassiá Carpes (PP) e pretende ouvir representantes de CEEE Equatorial, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre do MP, Defensoria Pública, Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB-RS e Procon de Porto Alegre.