A Apple mandou bem. A versão pop do iPhone, 5c, chega ao mercado americano pela metade do preço, mas com as mesmas configurações do iPhone 5, que já é um baita celular.
A empresa acertou ao economizar em acabamento (trocando alumínio por plástico, por exemplo) e manter a qualidade que conquistou e fidelizou clientes no mundo inteiro. Resta saber se a versão baratinha também chega baratinha no Brasil.
O anúncio de terça-feira reflete os novos tempos da companhia. Desde a morte de Steve Jobs, em 2011, o 5c é o lançamento mais ousado e indica que a marca está, digamos, mais aberta às demandas dos clientes. Difícil é imaginar Jobs apoiando a criação de um iPhone mais simples e em várias cores. Indignados com a versão pop, alguns fãs mais conservadores chegaram a usar a famosa expressão 'se revirando no túmulo', em referência ao antigo chefe da empresa.
Nada de comprar nos EUA
A Apple conseguiu fazer um aparelho tão bom como o iPhone 5 pela metade do preço, mas parece não ter conseguido abrigar múltiplas frequências de 4G em um único celular, problema que outras marcas resolveram há algum tempo. Os lançamentos precisarão de uma versão diferente para funcionar no Brasil. O que isso significa? Nada de ir para os EUA comprar o 5c ou o 5s antes de todo mundo.
O mistério acabou
As informações dadas nesta terça já pipocavam em diversos sites. Tanto que, ao iniciar a apresentação, Tim Cook, CEO da Apple, brincou "esse é o iPhone 5c, como vocês devem ter visto nos últimos dias na internet". Pena. Era bom ficar de queixo caído quando Jobs mostrava aparelhos que redefiniriam mercados, como o iPad.