O crescimento vertiginoso no número de usuários nos últimos 12 meses no Brasil - passando de 6 milhões para 25 milhões - estimulou o Facebook a instalar um escritório no país nesta semana. A filial da rede social, localizada em São Paulo, será comandada por um especialista no assunto: o vice-presidente para a América Latina da companhia, Alexandre Hohagen, que até fevereiro deste ano ocupava cargo semelhante no Google. Por telefone, Hohagen falou a ZH sobre a estratégia da empresa para ampliar o número de usuários e do interesse no mercado publicitário.
Zero Hora - O que significa para o Facebook instalar um escritório no Brasil?
Alexandre Hohagen - O Brasil foi um dos últimos países de destaque, do ponto de vista da internet, a registrar um crescimento acelerado no Facebook. A rede social já era relevante há mais tempo em países como Chile, Argentina, México, Estados Unidos e Alemanha. Um dos motivos era que aqui existia uma outra rede social estabelecida e muito utilizada (Orkut). Desde o final do ano passado, porém, houve uma migração muito grande para o Facebook. O crescimento no número de usuários em 12 meses chamou a atenção da companhia. Acredito que o Brasil chegou a um estágio de maturidade em redes sociais, e o Facebook caiu no gosto do brasileiro. Por isso, entendemos que temos uma base para tratar esse crescimento de forma comercial, envolvendo agências de publicidade e empresas de telefonia celular e mídia.
Ouça a entrevista de Hohagen: