Com o mercado da beleza cada vez mais em evidência, linhas de maquiagem luxuosas e exclusivas têm atraído cada vez mais a atenção do público. Alta qualidade, cores lindíssimas e embalagens de encher os olhos são apenas alguns dos atrativos das marcas, que empenham-se em trazer o que há de melhor – e mais bonito – aos beauty artists e às consumidoras apaixonadas por make.
Entre as grifes mais desejadas do momento, três se destacam: Charlotte Tilbury, Christian Louboutin e Tom Ford. Abaixo, eu falo um pouquinho sobre cada uma delas:
CHARLOTTE TILBURY
A renomada maquiadora inglesa Charlotte Tilbury lançou, em 2013, sua grife homônima de maquiagens de luxo, cujo sucesso foi aumentando exponencialmente. E não é para menos: ao longo de sua carreira, a beauty artist fez trabalhos incríveis em conjunto com as revistas e fotógrafos mais famosos do mundo e maquiou inúmeras celebridades, entre elas Kate Moss, Naomi Campbell, Cara Delevingne, Penelope Cruz e Natalie Portman.
Os produtos de Charlotte são o retrato fiel do luxo: embalagens espetaculares, muito dourado, brilho e uma elegância atemporal. Um dos hits atuais é a paleta Glowgasm Face Palette, um quarteto de iluminadores faciais que promete ser um “filtro mágico” para a pele e iluminá-la de todos os ângulos.
O valor, no entanto, condiz com o posicionamento da marca: quem deseja a paleta precisa investir US$ 98,00 (cerca de R$ 390) para tê-la em seu arsenal de beleza.
CHRISTIAN LOUBOUTIN
Não é de hoje que grandes estilistas do mundo da moda investem em suas próprias marcas de beleza (vide exemplos como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, Givenchy, entre outros). No entanto, Louboutin foi o primeiro estilista de sapatos a colocar seu nome em uma linha de maquiagens: iniciou em 2014, com um conjunto de esmaltes que tinha como atração principal a mesma cor vermelha da incensada sola de seus sapatos, e seguiu em frente fazendo novos lançamentos e ampliando consideravelmente sua gama de produtos.
Hoje, a Louboutin Beauty também inclui batons, gloss, lápis labiais, sombras, delineadores, máscaras e perfumes. O esmalte Rouge Louboutin, primeiro produto da linha e um dos best sellers da marca, pode ser adquirido pelo valor de US$ 50,00 (cerca de R$ 200).
TOM FORD
Quem acompanha o trabalho de Tom Ford sabe que o estilista é um dos maiores sinônimos de elegância e sofisticação da atualidade. E não poderia ser diferente com a sua grife de maquiagens: os produtos seguem o mesmo estilo luxuoso e moderno de suas criações de moda, com embalagens minimalistas e, ao mesmo tempo, glamourosas. Há até uma linha exclusiva para as estações mais quentes, denominada Soleil, que traz uma gama de produtos específicos para o verão, com cores alegres e vibrantes.
Um dos itens-desejo é o óleo corporal Soleil Blanc, composto por partículas de ouro e platina, que perfuma e ilumina luxuosamente a pele, além de promover maciez e hidratação. O frasco de 100 ml do óleo custa o investimento de US$ 100,00 (cerca de R$ 400).
Marcela Serro Frasson é Mestre em Administração/Marketing com foco em Moda e mercado de luxo pela UFRGS. Ministra aulas de pós-graduação na área da beleza presta consultoria para empresas nas áreas de gestão, marketing e luxo, e para pessoas físicas nas áreas de moda e estilo pessoal, além de serviços de styling para campanhas, editoriais e desfiles. É autora do blog Por Dentro da Moda, onde compartilha suas dicas sobre moda, beleza, tendências, viagens e demais assuntos relacionados ao universo fashion. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.