Todo mundo sabe que empreender na gastronomia não é tarefa fácil. Mas quando uma pessoa comanda, quase que sozinho, seis marcas de food service, ainda em constante crescimento, a gente precisa, pelo menos, tentar entender esse segredo.
Conversamos com Marcelo Libel, publicitário de formação, com alma de empreendedor sem limites, e cheio de ideias mirabolantes quando o assunto é gastronomia. Há 10 anos, quando estava com 24, Libel abriu seu primeiro negócio e, hoje, podemos ser presenteados com seis empreendimentos presentes no coração de Porto Alegre.
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Nomes como Sim Sala Bim, Burro Burrito, Tio Burgers, Sobrinho Burgers e O culpado Doces fazem parte dessa gama de empreendimentos do publicitário. A novidade da vez é o Moishe's Deli, que traz uma proposta ousada e inovadora, trazendo referências da cultura e da culinária judaica, em alguns de seus pratos, e muito pastrami, outra tendência que vem ganhando o Brasil.
Mas antes de dar foco à novidade, vamos entender como Libel chegou até aqui e contar um pouco da história por trás desses estabelecimentos que tanto amamos.
– O mundo da gastronomia sempre foi muito presente para mim. Comecei a cozinhar desde criança, aos 10 anos, fazendo strogonoff com a minha mãe. Desde que me conheço por gente observei minhas avós pilotando o fogão, as melhores cozinheiras que conheci. Totalmente apaixonado por culinária, viajo pelo mundo para provar coisas diferentes. E o judaísmo tem raízes muito fortes com a culinária –, conta Marcelo.
O início de um sonho com Sim Sala Bim
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Em uma viagem com destino a Paris, aos 13 anos, Libel teve sua primeira impressão com o famoso kebab. – Não conseguia entender como não tinha isso no Brasil –, conta o empreendedor.
Foi com um food truck – quando ainda não era uma tendência brasileira – que começou o sonho de empreender. O trabalho iniciou com pouco dinheiro, mas com muito esforço de querer crescer. Foi aprendendo com os erros, que Libel viu seu negócio ganhar o público gaúcho.
– Trabalhar 14 horas na operação da madrugada não era muito fácil. Aprendi a respeitar quem está atrás do balcão, e o impacto da rudeza e da gentileza na vida dessas pessoas diariamente –, explica Marcelo.
Tio e Sobrinho Burgers
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Outra paixão de Marcelo é o burger. Com dois anos de marca, o Tio vem ganhando o público com seu tom peculiar, tipo linguajar e, claro, com o lanche saboroso. As batatas são especialmente crocantes e os hambúrgueres bem caprichados. Na mesma ideia de algumas outras marcas, como o Severo, o Tio tem o seu Sobrinho. Que trabalha na ideia de lanches menores, mais acessíveis e perfeitos para uma refeição rapidinha.
- A ideia de nome da marca veio do Artur Cunha e do Eduardo Brandalise. Falei a personalidade do negócio como se fosse uma pessoa: ele é assim, é do jeito dele, não faz bem passado, se não quer vai em outro. E eles vieram com o nome, achei genial. Depois eu vim com o Sobrinho. Pra mim uma escolha óbvia pra um hambúrguer menor e mais barato que o do TIO. - explica, Marcelo.
Moishe's Deli, a novidade com origem judaica
Não faz nem um mês que a Moishe's Deli inaugurou na Rua Miguel Tostes, bem ao lado de uma das unidades do Tio Burgers. Com a ideia de ser um lugar descontraído, para um lanche rápido, o lugar também traz a proposta de mostrar aos clientes alguns pratos de origem judaica, assim como suas respectivas histórias.
No cardápio da casa, encontramos produtos de delicatessen, como hummus tradicional, de beterraba e cenoura, além de mostarda e picles da casa. Sanduíches no estilo Bagel, com pão com gergelim, salmão defumado, hummus ou cream cheese, entre outros acompanhamentos também ganham o nosso olhar. E o mais estimado da casa é, sem dúvidas, o sanduíche de pastrami, feito de peito bovino marinado e cozido lentamente, perdendo cerca de 35% de líquido durante o processo, o que deixa a carne um pouco mais cara.
Outro destaque da casa vai para o latke, um bolinho de batata crocante, feito com batata, cebola, ovo, farinha, sal e pimenta. Uma das receitas afetivas da vó Rebka, uma das inspirações de Libel. Vale destacar aqui que o empreendedor sempre desenvolveu todos os menus sozinho, mas no Moishe's conta com a ajuda do chef Fernando Ruiz, o que torna todo processo de aperfeiçoamento um pouco mais fácil.
O motivo do nome Moishe's
A figura do Moishe foi baseada no bisavô de Marcelo, Elias Prinz, que foi umas das vítimas do holocausto, junto com outros 15 familiares.
- Escolhi Moishe porque é o meu nome em hebraico. O meu e de milhares de judeus. Meu tio também era Moishe, mas os reais homenageados são os judeus que não conseguiram emigrar e que morreram nos campos pela Europa. Obrigado a todos os Moishes do mundo. Devemos muito a vocês -, relata Libel.
A escolha de empreender no Bom Fim
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O Bom Fim faz parte da história de Marcelo. O grande estopim foi quando o Fiapo Barth, dono do Bar Ocidente, autorizou que a Kombi de Food Truck do Sim Sala Bim pudesse ser encostada ao lado do casarão da João Telles. Foi um sucesso imediato, ganhando cada vez mais clientes e apaixonados por kebab.
Depois veio a ciclovia da João Telles. Desespero para os rumos do negócio. Mas tiveram a sorte de conseguir uma lojinha no outro lado de 15m², que até hoje está lá, trazendo um cardápio mais recheado.
Agora, o Tio Burger e o Moishe's Deli dão continuidade a essa história! Aliás, o novo empreendimento não poderia estar em outro lugar, em meio à comunidade judaica, conversando com quem realmente entende a proposta gastronômica. Ainda há planos para abrir mais um negócio ao lado do Moishe's, no segundo semestre de 2021. O que será que nos espera dessa vez?
Gerenciamento de diferentes estilos de gastronomia
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Embora tenham opções diferentes, as marcas trabalham com um ecossistema bem integrado. Por exemplo, um hambúrguer do Tio com um donuts, do O Culpado Doces, como sobremesa, é uma ótima pedida.
Mas, no momento, a empresa está passando por uma reestruturação. As marcas tomaram um lugar no mercado maior do que o imaginado, e tomar conta de todo marketing sozinho, não é uma opção para o empresário.
– É bem difícil, mas eu amo. Tenho ótimos braços direitos como o Ricardo Werner, gerente geral da Libel Kitchen, o Douglas Costa, gerente do Sim Sala Bim, a Gabrielle Varga, serviços financeira e conselheira, e o Artur Cunha, amigo e designer espetacular que cria as loucuras comigo–, ressalta Libel.
Passos para o futuro não tão distante assim...
Com faturamento previsto para R$ 7 milhões, em 2021, Libel ainda não pensa em descansar. Durante a nossa conversa, contou que podemos esperar tranquilos, porque ainda vem mais novidades por aí...