Se você, assim como nós, é do time que adora falar sobre comida e está sempre em busca de se atualizar sobre esse grande e complexo universo da gastronomia, chegou ao lugar certo! Faz um bom tempo que nosso amado Foodcast diverte os ouvintes trazendo tudo para ficar por dentro das últimas. É do tipo perfeito para ouvir a qualquer hora do dia, com muita descontração e boas risadas. Por isso para tudo que você está fazendo e bora ficar por dentro de tudo que rolou na última semana?
No último episódio falamos sobre cenário preocupante do baixo consumo de carne bovina no Brasil. Segundo pesquisas, o consumo de carne por aqui deve chegar nesse ano ao patamar de décadas atrás, já que a perspectiva é de que os preços continuem em alta. Esse contexto é resultado da forte demanda da China. Assim, num cenário de menor disponibilidade de renda dos brasileiros, com desemprego recorde, avanço da pandemia e fim do auxílio emergencial… Tudo fica ainda mais complicado. E ainda foram as carnes de segunda, mais consumidas pela população de baixa renda, as que mais subiram, como costela, músculo, cupim e do acém. Um dos motivos da alta demanda na China é ainda reflexo da gripe suína, com a redução na oferta de suínos, e maior consumo de frango e carne bovina. Além disso, a China foi a única grande economia do mundo a registrar crescimento em 2020, mesmo em meio à pandemia.
Na segunda pauta do dia falamos sobre uma rede de fast-food que turbina expansão no RS e está de olho nas regiões do agronegócio. O Giraffas! Além de abrir uma loja em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, o diretor de expansão garante que a rede segue com o plano de avançar pelo interior do país, e que a previsão é inaugurar, pelo menos, mais oito lojas no Estado em 2021! Uma curiosidade é que o foco será em regiões ligadas ao agronegócio.
Bom, e o último assunto (e talvez o mais peculiar) seja um novo produto vegano. É isso, cada vez mais os produtos feitos com plantas estão ganhando espaço. Dessa vez foi o próprio ovo que virou vegano! A novidade é ovo plant-based e o criador dessa inovação é a Mantiqueira! Uma das maiores granjas do país, que cria galinhas desde o final dos anos 80. A empresa buscando inovar criou sua própria foodtech. Se trata da N.Ovo, que começou com ovos de plantas para receitas e agora terá seu ovo mexido. Segundo a empresa é perfeito para usar no preparo de bolos, pães, massas, panquecas e o que mais a imaginação mandar. O novo produto chegou aos supermercados em forma de ovos plant based mexidos, e apesar de ser embalado como uma cartela de ovos comuns, o produto é um pó à base de plantas que pode ser usado como substituto de 12 ovos em receitas como bolos e tortas. Ah, e ainda usa ervilhas, linhaça e uma combinação de fermentos em sua composição, para ser proteico como o próprio ovo.
Abaixo compartilhamos os links das matérias completas:
Por que o consumo de carne bovina no Brasil deve voltar em 2021 ao patamar de décadas atrás
Matéria completa: BBC
Rede de fast-food turbina expansão no RS de olho nas regiões do agronegócio
Matéria completa: Gaúcha ZH
Ovo mexido feito de planta? Por que a Mantiqueira criou a própria foodtech
Matéria completa: InfoMoney