Em parceria com o Santander, o Destemperados está em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conhecemos a trajetória de Lemir Magnani, proprietário da NB Steak, uma tradicional churrascaria de Porto Alegre que nunca parou no tempo.
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Em 2018, compartilhamos as histórias de quem deu início aos seus próprios negócios na gastronomia. Chefs, donos de restaurantes, idealizadores de serviços e assessores de comunicação apareceram neste espaço. Neste ano, queremos continuar contando trajetórias que nos inspiram. Além de apoiarmos o empreendedorismo, acreditamos que esses profissionais são os responsáveis por fazer a gastronomia da cidade ir para frente. Esta semana, conhecemos e conversamos com Lemir Magnani, proprietário da churrascaria NB Steak, na Capital.
O empresário inovou ao criar um novo conceito para as tradicionais casas de carnes tão amadas pelos gaúchos. Embora o ambiente simples, as toalhas de papel e os cortes como a maminha e o vazio sejam características básicas que reconhecemos em uma churrascaria, Lemir apresentou à cidade uma nova forma de servir.
No início da década de 1990, ele deu início à Na Brasa, um rodízio de carnes totalmente diferente do que estávamos acostumados.
– Quando abrimos, criamos um serviço de rodízio mais moderno. Priorizamos carnes com mais qualidade, o atendimento de excelência e o ambiente mais confortável, com cadeiras estofadas e ar-condicionado – afirma o empresário.
Inspirado pela clássica churrascaria Fogo de Chão, Lemir conta que na época já amava a gastronomia – ele também comandou outro negócio na área e trabalhou como garçom por um tempo. Por isso, não havia outra forma de empreender e trabalhar se não fosse com comida. Durante o processo, também teve o apoio fundamental de sua esposa e de sua família. Com o passar dos anos, a Na Brasa foi ganhando reconhecimento e ampliando o seu espaço. A casa na Rua Ramiro Barcelos ganhou mais cadeiras, e Porto Alegre recebeu uma nova unidade em 2009.
– Aos poucos, aumentamos o espaço e ampliamos o negócio. Fomos reconhecidos por vários anos como a melhor churrascaria da cidade. Em 2012, deixamos de ser Na Brasa e nos tornamos NB Steak, expandindo também para São Paulo – explica Lemir.
Com o novo reposicionamento da marca, ocorreram modificações importantes. A NB Steak passou a contar com carnes assadas na grelha à moda uruguaia e argentina, além do churrasco feito no espeto. Cortes como costela premium e costela de tira entraram no cardápio, e o buffet de saladas deu espaço às porções servidas diretamente na mesa.
Mais uma vez, Lemir inovava, apresentando o menu degustação para uma churrascaria. Atualmente, o empresário conta com seis unidades da NB Steak no país, todas com operação própria: duas em Porto Alegre, três em São Paulo e uma em Florianópolis.
Para o futuro, afirma que deseja chegar a outros Estados brasileiros, como o Rio de Janeiro. Na parte financeira, Lemir reconhece a importância de ter o apoio de um banco para o crescimento e o andamento do negócio.
– Abri a Na Brasa juntando dinheiro com o meu trabalho. Passei um ano me preparando, fui na tentativa e no erro. Acho que esse apoio é fundamental – afirma.
Assim como o Destemperados, o Santander acredita que gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo. Diversos projetos que deram certo precisaram de um facilitador na construção de suas histórias. Ter o apoio de uma instituição financeira consolidada é ideal para dar os primeiros passos em seu próprio negócio ou continuidade a um sonho que saiu do papel.
*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander