O ato de reservar uma mesa para jantar é muito natural para mim. Salvo quando vou a bares, sempre dou uma ligada antes para garantir uma mesa e me programar. Mas, conversando com donos de restaurantes, descobri que muita gente ainda não faz o mesmo.
Reservar é bom para todo mundo. Para o cliente, garante chegar com tranquilidade e não ter que esperar em filas ou até ter que dar meia-volta e buscar outro restaurante. Sem falar que, em alguns casos, dá até para escolher a mesa ou salão de preferência. Para o dono do restaurante, ajuda a organizar a operação do dia e prever a quantidade de pessoas que serão atendidas. Além de tornar a recepção mais tranquila e harmoniosa.
Por educação, espera-se também que se alguém reservou uma mesa e desista de comparecer, avise o restaurante com a máxima antecedência possível. Pode parecer óbvio, mas isso nem sempre ocorre. Muitas vezes, essa falta de aviso gera prejuízo aos restaurantes, principalmente àqueles com poucas mesas. Outra coisa que acontece é a tal da reserva do segundo horário. É preciso ter bom senso e saber que se a mesa da primeira reserva ainda não estiver desocupada, esperar é a única saída.
Por parte do restaurante, espera-se eficácia na reserva. É muito chato ficar o dia todo ligando para reservar sem ser atendido. Colocar as informações no site ou nas redes sociais facilita a vida do consumidor. Melhor ainda se já deixar claro as regras da casa a respeito dos horários. E, obviamente, é fundamental um atendimento simpático ao telefone para causar uma boa primeira impressão.
Em eventos e datas muito concorridas, como Dia dos Namorados ou Dia das Mães, é comum alguns lugares pedirem um pagamento antecipado da reserva. É chato, eu sei, mas é necessário. Afinal, essas datas representam momentos importantes para a vida dos estabelecimentos. Cabe aos restaurantes facilitarem as formas de pagamento ou acesso as reservas. Os sistemas online tendem a crescer. O Open Table, por exemplo, já está mais do que consolidado nos Estados Unidos. O mesmo vale para os sites de venda de ingressos.
A experiência em um restaurante já começa nesse momento. Reservar para facilitar a sua vida. Esse é o espírito da coisa toda.
* Conteúdo produzido por Diego Fabris