Em um cenário no qual cada vez mais países flexibilizam as regras para permitir a entrada de turistas, principalmente nas Américas e na Europa, e em que o Brasil gradualmente retoma a realização de eventos com números maiores de pessoas presentes, o setor do turismo também se prepara para atender à demanda represada por viagens, passeios e momentos de lazer.
Na próxima semana, entre 6 e 8 de outubro, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) volta a receber presencialmente membros de toda a cadeia produtiva do turismo para a maior feira de negócios do setor no Brasil, a ABAV Expo & Collab. Realizada em Fortaleza, no Ceará, o evento, promovido há 49 anos, será em formato híbrido, com expectativa de 20 mil participantes virtuais e com público presencial limitado ao fluxo simultâneo de três mil pessoas. No ano passado, a feira foi realizada em formato online e reuniu 20 mil visitantes.
A ideia da feira é ser uma vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado, que atravessou período crítico durante a pandemia. O evento reunirá representantes de companhias aéreas, operadores de turismo e empresas de cruzeiros, entre outros.
– Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado, e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado – afirma a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
Buscando ser um modelo para a retomada de grandes feiras e convenções, como um evento-teste, a ABAV Expo & Collab exigirá de todos os participantes o comprovante de vacinação completa pelo menos 15 dias antes do ingresso no evento. Indivíduos que tiverem recebido somente a primeira dose de imunizante contra a covid-19 deverão apresentar também um laudo negativo de teste para a doença (antígeno ou RT-PCR), feito 24 horas antes do evento. É obrigatório o uso de máscaras cirúrgicas, N-95 ou PFF2, que poderão ser retiradas somente no momento das refeições.
Cerca de 140 marcas expositoras de todos os segmentos do turismo estão confirmadas no evento, incluindo representantes de destinos nacionais e internacionais, como Argentina, Peru, Israel e Costa do Marfim, Quênia e Portugal. Também participam companhias aéreas como Gol, Azul, Air France, KLM, Itapemirim e Latam.