A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Caravelas, em Ipatinga, Minas Gerais, ganhou um reforço no atendimento: a humanização. Através do projeto Ligações de Afeto, o estudante de Medicina Lurdiano de Freitas entra em contato com os pacientes que realizaram consultas na unidade como forma de aproximar e facilitar o atendimento, com intuito de diminuir a evasão dos pacientes após a primeira consulta no Sistema Único de Saúde (SUS).
Futuro médico, Lurdiano viralizou no TikTok ao compartilhar um vídeo (veja ao fim desta matéria) com sua rotina durante o estágio que realiza na UBS. Com mais de 416 mil visualizações, a publicação mostra a ligação que o estudante realiza para um dos pacientes da unidade de saúde, Sr. Joaquim, na qual passa informações sobre um atendimento realizado anteriormente e se oferece para acompanhar o paciente na busca do resultado dos exames no laboratório.
Lurdiano desenvolveu o projeto ao lado da colega de estágio Luana Clara, sob supervisão da professora e doutora Aiala Xavier, da Faculdade de Ciências Médicas Afya. Além de humanizar o atendimento, a ideia dos futuros médicos foi diminuir o número de pacientes que não retornam para atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) após a primeira consulta.
— A gente estava atendendo e percebeu que os pacientes do SUS não estavam conseguindo voltar para as consultas. E a gente não entendia o porquê, não conseguia dar sequência no tratamento. Eu não tinha notícia se a minha prescrição tinha sido eficaz. Do ponto de vista técnico, é muito importante que a gente tenha esse resultado, esse acesso, para saber onde melhorar — explicou Lurdiano ao O Globo.
O projeto é estruturado em quatro etapas: interação pessoal, interação ambulatorial, interação preventiva e interação informativa. O Ligações de Afeto atua na UBS Caravelas e no ambulatório da Afya.
— Não é uma ligação aleatória, sem um início-meio-fim. A gente tem todo o cuidado de não deixar o paciente vulnerabilizado diante da ligação, para não se sentir constrangido, e a gente segue uma metodologia. O paciente não vai estar interessado em saber o que você tem a dizer enquanto você não mostrar que está interessado nele — diz Lurdiano.
No vídeo, o futuro médico ainda deixa claro que desde que decidiu cursar Medicina tinha um objetivo claro: adotar atos humanitários e de cuidado com seus pacientes.