Quem precisou procurar emergências de Porto Alegre nas últimas semanas encontrou superlotação e demora no atendimento, tanto pelo convênio quanto pelo Sistema Único de Saúde. A demanda aumentou, principalmente, devido à chegada do inverno, que agrava doenças respiratórias. As informações são da Rádio Gaúcha.
Este tipo de problema pode ser denunciado ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas é pouco conhecido. A diretora-executiva do Procon de Porto Alegre, Sophia Vial, esclarece que casos em que há demora no atendimento, falta de médicos e negativa de cobertura de exames previstos em contratos podem ser denunciados.
– As pessoas não sabem que podem fazer isso e, por isso, fazem poucas denúncias. Tudo o que recebemos encaminhamos à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas também investigamos para ter certeza do que é abusivo. Quando verificamos o problema, multamos – esclarece.
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A multa varia de R$ 781,00 a R$ 11,7 milhões. O Procon realiza análise de caso a caso, já que não há uma regulação que estabeleça quanto tempo o paciente pode aguardar. A recomendação da ANS é de atendimento imediato quando há caso de urgência.
O atendimento é realizado diariamente na Rua dos Andradas, 686, no Centro de Porto Alegre, ou pelo telefone 3289.1774.
Emergências lotadas
O Hospital Dom Vicente Scherer, do Complexo Santa Casa, que atende somente convênios, tem atendimento restrito frequentemente devido à superlotação. Principalmente no turno da noite e nos finais de semana, a demora e até restrições passaram a ser rotina para pacientes com convênios em diversas instituições.
Na última terça-feira (4), a reportagem da Rádio Gaúcha circulou pelas emergências de hospitais e encontrou pessoas esperando horas para serem atendidas. Em muitos casos, os pacientes são orientados a buscar outros hospitais.