Clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no Rio Grande do Sul começam a receber a partir desta sexta-feira a conta de luz em um novo formato. Agora, o documento não é mais emitido pelos Correios, mas sim impresso no momento em que o técnico da Companhia estiver fazendo a medição do contador.
Com a modificação a empresa estima deixar de gastar R$ 15 milhões com taxas e serviços ao longo de um ano.
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Conforme a CEEE, no total, a medida atinge 1.174.821 clientes que passam a receber a conta no mesmo momento da leitura. O documento impresso é deixado pelo leiturista na caixa de correspondência da unidade. Tire suas dúvidas abaixo.
O que muda na conta da CEEE?
– Método de entrega: em vez de fazer a leitura do consumo de energia e enviar a conta pelos Correios, o que podia levar até duas semanas, a CEEE agora imprime a conta no momento da leitura em uma impressora portátil. O documento pode ser entregue em mãos para o cliente ou colocado na caixa de correspondência.
– Tamanho e tipo de papel: o tamanho do papel, equivalente ao de uma folha A4, agora tem aproximadamente metade da largura antiga. O papel utilizado também é outro, mais resistente à umidade.
– Disposição das informações: as informações consideradas prioritárias pelos clientes, como valor da conta, data de vencimento e descrição do consumo foram colocadas em posição de destaque, na parte superior da conta.
A data de vencimento continuará a mesma?
Sim. Para quem escolheu uma data fixa para o vencimento da conta (que pode ser qualquer dia do mês), a conta continuará vencendo na mesma data. Quem não optou por um dia fixo seguirá pagando o boleto cinco dias úteis depois do recebimento. Nesse caso, o cliente deverá receber a próxima conta em menos tempo do que está acostumado, já que o envio pelo correio demorava cerca de 15 dias, e agora a entrega será imediata.
Como fica quem recebe a conta via e-mail?
A conta não será impressa na hora da leitura, mas enviada por e-mail até o dia seguinte.
Muda o valor da conta?
Não. Mas, como a mudança resultará em uma redução de custo de R$ 15 milhões anuais para a companhia, essa economia será levada em consideração no cálculo da tarifa no próximo reajuste.
É preciso estar em casa no momento da leitura e da entrega da conta?
Não. A obrigação do cliente é permitir o acesso do prestador de serviço da CEEE ao medidor. Se o cliente não estiver em casa, a conta será deixada na caixa de correspondência. Um detalhe: a partir de agora, as leituras também serão realizadas aos sábados (das 9h às 17h), em vez de apenas em dias úteis.
Como saber se o funcionário trabalha mesmo para a CEEE?
Todos os chamados "leituristas", que prestam serviço para a CEEE, utilizam uniforme (amarelo ou cinza, conforme a região) e portam crachá indicando que trabalham a serviço da companhia.
O que fazer em caso de dúvida?
O cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800-721-2333 ou pelo site www.ceee.com.br