
Encontrar estratégias para as pessoas se movimentarem pelas cidades com mais tranquilidade é desafio internacional. Alguns países estão na vanguarda e acabaram se tornando referência quando o assunto é mobilidade urbana. Veja alternativas.
:: Ônibus rápido em Bogotá
O TransMilenio, sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) revolucionou o transporte na capital colombiana em 2000. Semelhante a um metrô, mas operando na superfície, tem corredores exclusivos e separados do tráfego comum - vias duplas que permitem ultrapassagem. O pagamento é feito antes do embarque. Com melhorias em relação ao modelo de Curitiba, no qual foi baseado, tornou-se referência para outros países.
- É uma boa opção para se movimentar de maneira rápida, sem nenhum congestionamento, e é um meio de transporte que em pouco tempo te leva a lugares distantes de Bogotá. Sem sair do terminal, é possível pegar outro ônibus que te levará à zona do destino final, sem pagar uma nova passagem - avalia a psicóloga colombiana Elizabeth Gomez.
:: Aluguel de carros elétricos em Paris
Inaugurado no início do mês com 250 carros e 75 estações para retirada e devolução, o Autolib será ampliado nos próximos meses. Os responsáveis pelo projeto preveem um grande ganho ecológico - os automóveis elétricos seriam capazes de retirar 22,5 mil carros das ruas a médio prazo. Com design italiano, sistema de navegação via satélite e câmbio automático, o veículo roda 250 quilômetros a cada carga. Segundo o prefeito Bertrand Delanoë, a iniciativa é uma "revolução urbana para melhorar a qualidade de vida dos parisienses". Os usuários pagam de quatro a oito euros por cada meia hora utilizada, mas há a opção mais barata de alugueis anuais, semanais e diários.
:: Ciclovias de Amsterdam e Berlim
As capitais holandesa e alemã estão entre as melhores do mundo para pedalar, segundo estudo da Copenhagenize, uma consultoria de planejamento ciclístico. Em Amsterdam, um centro da cultura da bicicleta, ela é utilizada metade dos deslocamentos diários e seus 400 quilômetros de ciclovias são compartilhados por todos os grupos sociais. Uma das capitais europeias mais planas, Berlim tem ciclovias e leis exclusivas para os usuários de bicicleta há duas décadas. Há mais de 700 quilômetros de rotas ciclísticas. A locomoção em duas rodas representa 13% das viagens na cidade, percentual pode subir para 25% em alguns bairros.
:: Metrô de Londres
Com seu símbolo transformado em um dos ícones londrinos, o metrô mais antigo do mundo - inaugurado em 1863 - transporta mais de 3 milhões de pessoas diariamente. Tem 270 estações distribuídas em 402 quilômetros de 11 linhas - menor apenas que o metrô de Shangai. Apesar da praticidade para se chegar a muitas regiões da cidade, a superlotação é um problema diário. Em 2010, 330 mil passageiros pediram compensação financeira devido a atrasos nos serviços. O metrô londrino serviu de cenário para vários filmes e programas de TV. Atualmente, 86% das despesas do metrô são cobertas pela compra de bilhetes.
:: Aluguel de bicicletas em Barcelona
O serviço de aluguel de bicicletas públicas funciona desde 2007. Há 6 mil bicicletas que podem ser retiradas e devolvidas em 420 estações pela cidade. Mais de 190 mil usuários têm o cartão Bicing, que, por 35 euros anuais, dá direito a usar o serviço. Plana, favorável ao pedestre e repleta de ciclovias, a capital catalã é ideal para ser percorrida em bicicleta. O sucesso do aluguel de bicicletas inspirou outras cidades, como Buenos Aires, a implantar sistemas semelhantes.
- O Bicing é o melhor meio de transporte de Barcelona. Se chega rápido a qualquer lugar, não polui e, no meu caso, substituiu a academia. Costumo voltar de bicicleta do trabalho, todos os dias. Também uso para visitar amigos, dar uma voltinha pela cidade, ou ir a qualquer lugar que esteja a mais de um quilômetro de distância - conta Karine Krug, porto-alegrense que está vivendo em Barcelona.
:: Sites de caronas na Alemanha
Os sites de carona são populares na Alemanha. Por meio de um buscador, você pode oferecer ou procurar carona em toda a Europa. As pessoas informam o trajeto, o horário, o número de lugares vagos, o carro, e o custo, geralmente mais barato que outros meios de transporte - em torno de 5 euros por cada 100km. A tradição da carona, criada a partir de avisos nos murais de grêmios estudantis na década de 70, hoje é utilizada, além de estudantes, por trabalhadores e pessoas de todas as idades. Os sites costumam ser de fácil navegação para encontrar o roteiro e a data da viagem.
- Minhas experiências sempre foram positivas, normalmente você encontra a "carona" próximo a uma estação de trem ou rodovia. Acredito que é um tipo de transporte seguro, na minha última viagem dividi a carona com outras três pessoas, entre elas uma senhora de 85 anos. Todos saem ganhando: é mais econômico e, por diversas pessoas viajarem no mesmo carro, é ecológico e ajuda a melhorar o trânsito diminuindo a quantidade de veículos - relata Gisele Franke, gaúcha de Carazinho, que mora em Freiburg.