Encontrar estratégias para as pessoas se movimentarem pelas cidades com mais tranquilidade é desafio internacional. Alguns países estão na vanguarda e acabaram se tornando referência quando o assunto é mobilidade urbana. Veja alternativas.
:: Ônibus rápido em Bogotá
O TransMilenio, sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) revolucionou o transporte na capital colombiana em 2000. Semelhante a um metrô, mas operando na superfície, tem corredores exclusivos e separados do tráfego comum - vias duplas que permitem ultrapassagem. O pagamento é feito antes do embarque. Com melhorias em relação ao modelo de Curitiba, no qual foi baseado, tornou-se referência para outros países.
- É uma boa opção para se movimentar de maneira rápida, sem nenhum congestionamento, e é um meio de transporte que em pouco tempo te leva a lugares distantes de Bogotá. Sem sair do terminal, é possível pegar outro ônibus que te levará à zona do destino final, sem pagar uma nova passagem - avalia a psicóloga colombiana Elizabeth Gomez.
:: Aluguel de carros elétricos em Paris
Inaugurado no início do mês com 250 carros e 75 estações para retirada e devolução, o Autolib será ampliado nos próximos meses. Os responsáveis pelo projeto preveem um grande ganho ecológico - os automóveis elétricos seriam capazes de retirar 22,5 mil carros das ruas a médio prazo. Com design italiano, sistema de navegação via satélite e câmbio automático, o veículo roda 250 quilômetros a cada carga. Segundo o prefeito Bertrand Delanoë, a iniciativa é uma "revolução urbana para melhorar a qualidade de vida dos parisienses". Os usuários pagam de quatro a oito euros por cada meia hora utilizada, mas há a opção mais barata de alugueis anuais, semanais e diários.
:: Ciclovias de Amsterdam e Berlim
As capitais holandesa e alemã estão entre as melhores do mundo para pedalar, segundo estudo da Copenhagenize, uma consultoria de planejamento ciclístico. Em Amsterdam, um centro da cultura da bicicleta, ela é utilizada metade dos deslocamentos diários e seus 400 quilômetros de ciclovias são compartilhados por todos os grupos sociais. Uma das capitais europeias mais planas, Berlim tem ciclovias e leis exclusivas para os usuários de bicicleta há duas décadas. Há mais de 700 quilômetros de rotas ciclísticas. A locomoção em duas rodas representa 13% das viagens na cidade, percentual pode subir para 25% em alguns bairros.
:: Metrô de Londres
Com seu símbolo transformado em um dos ícones londrinos, o metrô mais antigo do mundo - inaugurado em 1863 - transporta mais de 3 milhões de pessoas diariamente. Tem 270 estações distribuídas em 402 quilômetros de 11 linhas - menor apenas que o metrô de Shangai. Apesar da praticidade para se chegar a muitas regiões da cidade, a superlotação é um problema diário. Em 2010, 330 mil passageiros pediram compensação financeira devido a atrasos nos serviços. O metrô londrino serviu de cenário para vários filmes e programas de TV. Atualmente, 86% das despesas do metrô são cobertas pela compra de bilhetes.
:: Aluguel de bicicletas em Barcelona
O serviço de aluguel de bicicletas públicas funciona desde 2007. Há 6 mil bicicletas que podem ser retiradas e devolvidas em 420 estações pela cidade. Mais de 190 mil usuários têm o cartão Bicing, que, por 35 euros anuais, dá direito a usar o serviço. Plana, favorável ao pedestre e repleta de ciclovias, a capital catalã é ideal para ser percorrida em bicicleta. O sucesso do aluguel de bicicletas inspirou outras cidades, como Buenos Aires, a implantar sistemas semelhantes.
- O Bicing é o melhor meio de transporte de Barcelona. Se chega rápido a qualquer lugar, não polui e, no meu caso, substituiu a academia. Costumo voltar de bicicleta do trabalho, todos os dias. Também uso para visitar amigos, dar uma voltinha pela cidade, ou ir a qualquer lugar que esteja a mais de um quilômetro de distância - conta Karine Krug, porto-alegrense que está vivendo em Barcelona.
:: Sites de caronas na Alemanha
Os sites de carona são populares na Alemanha. Por meio de um buscador, você pode oferecer ou procurar carona em toda a Europa. As pessoas informam o trajeto, o horário, o número de lugares vagos, o carro, e o custo, geralmente mais barato que outros meios de transporte - em torno de 5 euros por cada 100km. A tradição da carona, criada a partir de avisos nos murais de grêmios estudantis na década de 70, hoje é utilizada, além de estudantes, por trabalhadores e pessoas de todas as idades. Os sites costumam ser de fácil navegação para encontrar o roteiro e a data da viagem.
- Minhas experiências sempre foram positivas, normalmente você encontra a "carona" próximo a uma estação de trem ou rodovia. Acredito que é um tipo de transporte seguro, na minha última viagem dividi a carona com outras três pessoas, entre elas uma senhora de 85 anos. Todos saem ganhando: é mais econômico e, por diversas pessoas viajarem no mesmo carro, é ecológico e ajuda a melhorar o trânsito diminuindo a quantidade de veículos - relata Gisele Franke, gaúcha de Carazinho, que mora em Freiburg.
Referências internacionais
Aluguel de bicicletas, ônibus rápido, site de caronas. Conheça algumas soluções ao redor do mundo
Gaúchos que estão vivendo fora do país contribuem contando suas experiências com os meios de transporte alternativos
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