O novo Q8 e-tron puxa a linha de veículos elétricos da Audi no Brasil. Reestilizados, com aperfeiçoamentos no estilo, no interior, no conjunto propulsor e na suspensão, além de melhor desempenho. o utilitário esportivo e o Sportback trazem a nova identidade visual família e-tron dos carros elétricos da marca. Com quatro versões, o Audi Q8 e-tron tem preços a partir de R$ 669.990, na Performance Black, a R$ 711.990, na Sportback Launch Edition. O modelo também está disponível por assinatura no programa Audi Signature a partir de R$ 15.050, no plano de 36 meses.
A reestilização da frente com a nova grade dianteira ativa, o logotipo em duas dimensões iluminado pela faixa em LEDs que liga os faróis marcam o visual. A identificação da marca e modelo em preto brilhante passou para a coluna central. Para completar também os para-choques dianteiro e o traseiro, com difusor em preto brilhante, são novos.
Os dois modelos receberam aperfeiçoamentos que melhoraram a aerodinâmica e o fluxo de ar reduzindo a resistência ao ar. Com os aperfeiçoamentos, o coeficiente aerodinâmico (Cx) do Sportback caiu de 0,26 para 0,24, e do utilitário esportivo de 0.28 para 0,27.
A nova grade dianteira ativa abre ou fecha acompanhando a refrigeração. A plataforma e a suspensão receberam cobertura para reduzir o fluxo de ar. Os novos spoilers nas rodas dianteiras e traseiras aumentaram o desvio do fluxo de ar. Os faróis Matrix LED contam com sinalizadores dinâmicaO conjunto propulsor do Q8 e-tron conta com dois motores elétricos com potência combinada de 408 cv e força (torque) de 67,7 mkgf que atuam com a tração integral quattro. O Audi Dreive Select permite a escolha entre sete modos de condução.
Autonomia e recarga da bateria
A nova bateria com célula química avançada, mais leve e potente, manteve as dimensões do modelo anterior.
Com capacidade 20% maior, passou de 95 kWh para 114 kWh. O carregamento foi ampliado em +20 kW e passou para 170 kW, o que permite a a recarga da bateria de 10% a 80% em 31 minutos.
Com os aperfeiçoamentos aerodinâmicos e a nova bateria, a autonomia do Q8 e-tron aumentou mais de 30% em relação ao modelo anterior. O utilitário esportivo roda até 332 quilômetros (Inmetro) ou 571 quilômetros (ciclo WLTP). O Sportback percorre até 342 quilômetros (Inmetro) ou 594 quilômetros (ciclo WLTP).
O Audi Q8 e-tron acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e a velocidade máxima de 200 km/h é limitada eletronicamente.
O Sportback e-tron tem 4,915 metros de comprimento, 2,189 m de largura e 1,619 m de altura. A distância entre eixos é de 2,928 m. O porta-maças leva 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos.
O utilitário esportivo tem altura um pouco maior, de 1,633 m. A capacidade do porta-malas sobe para 569 litros e o peso total para 2.720 quilos. As duas carrocerias possuem o porta-malas dianteiro de 60 litros.
Interior e tecnologia
A cabine recebeu isolamento acústico aprimorado e revestimento com materiais nobres nas duas versões. Os bancos tem acabamento em couro e tecido Dinamica. Om o volante e apoio de braço das portas são em couro. Na versão Performance Black as costuras são cinza rocha com detalhes do painel em cinza vulcão.
Na edição especial de lançamento Launch Edition as costuras são vermelhas, assim como as bordas dos cintos (padrão Audi Sport) e detalhes em fibra de carbono no painel.
A lista de itens de entretenimento e comodidade incluem ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto solar panorâmico, volante de três raios multifuncional com regulagem elétrica.
O novo Audi Q8 e-tron estabelece um marco temporal na história da Audi no Brasil.
DANIEL ROJAS
CEO e Presidente da Audi do Brasil
O e-tron conta com recursos eletrônicos de auxilio à condução e apoio à segurança. São o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o aviso de saída de faixa com assistente de emergência, a câmera 360° e o sistema Parking Assist Plus. Também o Audi Side Assist com monitores de ponto cego e de tráfego reverso e o exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo.
A versão Launch Edition conta ainda com o Pacote Black Plus exterior que inclui frisos externos em preto brilhante, Audi rings na cor cinza escurecido, capa dos retrovisores preta, Grade Singleframe na cor do veículo, rodas de 22 polegadas Audi Sport exclusivas cinza titânio, Audi Beam exclusivo “e-tron edition” e capacidade de carga 22kW no modo AC.
As duas versões têm entre os opcionais faróis digitais Matrix LED, incluindo projeções e animações (R$ 25.000) e retrovisores virtuais (R$ 15.000). A capacidade de carga AC 22 kW (R$ 16.500) é opcional da versão Performance Black.
Branco Geleira, cinza Cronos, cinza Daytona, preto Mito e cinza Imã (sólida) são as cores disponíveis na versão Launch Edition.
Cinza Imã (sólida), azul Ultra, cinza Cronos, branco Geleira, marrom Madeira, preto Mito, azul Plasma e vermelho Soneira (metálicas), e cinza Daytona (perolizada)são disponíveis para a versão Performance Black.
Versões e preços
Audi Q8 e-tron
Performance Black - R$ 669.990
Launch Edition - R$ 681.990
Sportaback Performance Black - R$ 699.990
Sportaback Launch Edition - R$ 711.990
CasaCor
A apresentação do novo Q8 e-tron movimentou a CasaCor 2023 no Rio de Janeiro. O evento foi o último comandado pelo diretor de Marketing e Comuniação da Audi Brasil Cláudio Rawitz, que será substituído por Gerold Pillekamp. O Q8 e-tron está exposto no Audi Platz, espaço exclusivo da marca alemã. Durante a apresentação do novo Q8 e-tron ocorreu o lançamento da coleção NÓS, da Shop Ginger, de Marina Ruy Barbosa, no primeiro desfile realizado pela marca de moda autoral.
Na estrada
O desempenho do Q8 e-tron foi limitado no breve percurso de ida e volta entre o Instituto Brando Barbosa, no Jardim Botânico e a Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista. No sinuoso trecho, o Audi 100% elétrico mostrou sensível evolução em relação ao modelo anterior.
Os aperfeiçoamentos da direção elétrica, que ficou mais direta, e a nova calibragem da suspensão a ar, provaram o bom comportamento dinâmico do Q8 e-tron. O baixo centro de gravidade com a bateria localizada sob o assoalho melhorou a dirigibilidade e a estabilidade tanto na subida quanto na descida do trecho.
O editor viajou a convite da Audi Brasil