A família de carros elétricos Peugeot no país avança com o e-2008. Terceiro modelo da marca, o utilitário esportivo chega na segunda geração com motor de 136 cv, autonomia de 345 quilômetros e avançada tecnologia de conforto, conectividade e segurança. Com preço competitivo, o Peugeot e-2008 GT custa a partir de R$ 259 mil.
Depois do hatch esportivo e-208 GT e do utilitário e-Expert, a Peugeot amplia sua gama com o utilitário esportivo e-2008 GT. A francesa ainda promete dois novos modelos elétricos em 2023 no país. Até 2024 pretende ter uma opção elétrica em todo segmento que atuar.
Com design marcado pelas linhas fluidas, interior sofisticado e o tradicional charme francês, o e-2008 é um utilitário esportivo urbano. O conjunto propulsor combina o motor elétrico de 136 cv e força de 26,5 kgfm de torque com uma bateria de 50 kWh.
O novo Peugeot conta com três modos de condução: Sport, que prioriza o desempenho, Normal, para o uso diário, e o Eco, que otimiza a autonomia.
O utilitário esportivo francês conta também com o e-Toggle, que na função “B Mode”, o conhecido e-pedal. Sistema que atua como como freio motor e na regeneração de energia para a bateria
A recarga de 80% da bateria do e-2008 leva 30 minutos em rede ultrarrápida de 100 kW. A mesma carga, na rede 50 kW, dura 53 minutos, nas de 7,4 kw e 22 kw, seis horas e, nas tomadas domésticas, 24 horas. A bateria tem oito anos de garantia com limite de 160 mil quilômetros.
Montado sobre a plataforma e-CMP,que permite produzir veículos com motores térmicos e elétricos, o utilitário esportivo tem 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,55 m de altura. A distância entre eixos é de 2,60 m. O porta-malas leva 435 litros.
Visual e interior
A assinatura da marca do leão identifica o visual robusto do e-2008. Os faróis full LED e as luzes diurnas (DRL) na forma dos dentes de sabre combinam com a grade que tem detalhes na cor da carroceria. As rodas bi-ton diamantadas são de 18 polegadas.
As lanternas traseiras em LED remetem às garras do leão e são ligadas por uma faixa horizontal. A letra “e” destacada em azul acompanha o logotipo 2008.
Bem completo, o interior sofisticado valoriza o volante esportivo, o quadro de instrumentos em 3D e a multimídia com tela de 10 polegadas interativa com Android Auto e AppleCarPlay. As imagens da câmera de ré e os sensores dianteiros e traseiros facilitam as manobras de estacionamento.
Os bancos de couro esportivos têm apoios laterais, o ar-condicionado é digital automático, a iluminação ambiente em LED com oito opções.
Recursos eletrônicos de assistência à condução do Peugeot Driver Assist Plus aumentam o conforto e a segurança. O e-2008 conta com controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de atenção e fadiga e de correção e permanência em faixa, reconhecimento de placas de velocidade, entre outros.
Acessórios e serviços
Laranja Sunset, cinza Artense e preto Perla Nera (metálicas) e azul Vertigo e branco Nacré (perolizadas) são as cores disponíveis. Como os demais carros elétricos da Peugeot disponíveis no país, o e-2008 conta com uma cadeia de serviços e de produtos que garantem um ciclo completo de suporte ao cliente.
O e-2008 conta com 29 acessórios Mopar para personaliza, lazer, conforto, proteção, organização e esportividade.
O utilitário esportivo está disponível no Flua!, empresa de mobilidade da Stellantis com assinatura de veículos zero quilômetro que atua em parceria com a rede de concessionárias.
* O repórter viajou a convite.