O conhecimento, a experiência e a tecnologia das diversas áreas de engenharia da Mercedes-Benz foram aplicados no desenvolvimento do Vision EQXX. O conceitual elétrico é um avançado laboratório aplicado de recursos e soluções como uma visão do carro do futuro. Apresentado na Feira de Eletrônica de Las Vegas 2022 (CES), nesta semana, sua autonomia é superior a mil quilômetros.
A eficiência foi o foco do desenvolvimento do EQXX. Design, arquitetura, carroceria, interior e conjunto propulsor foram projetados com a experiência das diversas divisões da Mercedes-Benz como da Fórmula 1 e AMG. O visual futurista exaustivamente testado no túnel de vento com linhas afiladas e fluidas da frente baixa, rodas cobertas e traseira longa garantiu o impressionante coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,17.
Arquitetura e propulsão
O uso de aços de alta rigidez, alumínio, magnésio, fibra de carbono e plástico reforçado, além da bateria leve, otimizaram o peso.
O sub-chassi é semelhante ao da Fórmula 1, as rodas de aro 20 são de magnésio, os pneus de ultra baixa resistência e o sistema de freios em alumínio. Apesar das dimensões, o EQXX foi limitado a 1.750 quilos.
O conjunto propulsor elétrico compacto do Vision EQXX gera 204 cv e atua no eixo traseiro. Pelos dados da Mercedes, a eficiência da bateria para as rodas é de 95%, o consumo energético inferior a 10 kWh/ 100 km e a velocidade máxima de 140 km/h.
O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos
OLA KÄLLENIUS
Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG
A bateria do Vision EQXX de 100 kWh com apenas 495 quilos, é cerca de 50% menor e 30% mais leve em relação ao Mercedes-Benz EQS e poderia ser usada em modelos compactos e médios. A tampa é feita em composto sustentável derivado de resíduos da cana-de-açúcar, reforçado com fibra de carbono, conforme usado na Fórmula 1. Placas solares no teto ajudam carregar uma bateria secundária que alimenta os sistemas auxiliares.
Sofisticação e sustentabilidade
O interior combina avançada tecnologia, com luxo, conforto e uso de materiais sustentáveis. Deserttex, um composto do cactos, reveste os bancos e a fibra de bambu nas laterais das portas e nos tapetes. Também são utilizados substitutos de plástico sustentável feito a partir de garrafas PET, resíduos domésticos e de aterros municipais é utilizado no revestimento.
Uma tela flutuante cobre toda extensão do painel. O sistema de informação e entretenimento conta com tela horizontal de 47.5″ e resolução 8K. O multimida combina avançadas tecnologias e atua como um portal que conecta o condutor e os ocupantes ao carro e ao mundo exterior. A navegação 3D em tempo real conta com zoom e rolagem contínuas, desde a visualização de satélite até uma altura de 10 metros na representação da cidade.