As trilhas urbanas, o trânsito congestionado e o espaço reduzido que desafiam quem roda pelas cidades foram ignorados pelo Mobi Trekking 2022. O pequeno Fiat também encarou estradas dentro de suas limitações. Rodamos cerca de 500 quilômetros com o veículo que tem preço de R$ 59.990, sem opcionais.
A escalada do Mobi para o grupo dos cinco carros mais vendidos no país foi rápida neste ano. De 15º em 2020, saltou para 10º em janeiro, sexto e quinto nos meses seguintes. Em abril teve seu melhor resultado quando ficou em segundo. Nos últimos três meses foi o terceiro.
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— O Mobi é um dos carros mais vendidos e isso tem explicação — justificou a jornalista Priscila Nunes. — O Mobi é compacto e amigável, por ser exatamente do jeitinho que ele é.
Discreto e versátil no trânsito diante dos carros maiores, como aventureiro urbano agrada tanto aos jovens quanto àqueles com mais idade. Poderíamos dizer que é um carro "coringa".
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Os detalhes visuais e a nova central multimídia incremental o Mobi Trekking 2022. Os novos adesivos no capô, o logo escurecido da Fiat na dianteira e na traseira, as cores da bandeira italiana na grade, e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros, são os principais aperfeiçoamentos do Trekking.
Na primeira olhada, o pequeno Fiat mostrou sua personalidade.
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As rodas escurecidas de liga leve de 14 polegadas com pneus 175/65 R14 reforçaram o perfil aventureiro. Priscila lembrou que foram testadas diversas versões do Mobi, desde o lançamento em 2016, mas foi a Trekking que mais se destacou.
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O interior do subcompacto tem acabamento em plástico e tecido. A jornalista gostou dos revestimento macio dos bancos, da direção direção hidráulica leve e do volante multifuncional. Aproveitou para controlar músicas e o volume do som. Poderia até atender ligações do celular mantendo as mãos no volante.
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O console do teto com porta-objetos e espelho auxiliar foram práticos. Priscila guardou seus óculos no espaço em que que podem ser colocados também outros objetos. O espelho auxiliar, que mostramos no vídeo do início, foi ótimo. Nos permitiu acompanhar o movimento no banco traseiro.
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O quadro de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas teve fácil visualização das principais informações. A central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema permitiu o pareamento simultâneo dos nossos (dois) celulares.
Aventuras urbanas
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Com 3,566 metros de comprimento, 1,666 m de largura e 1,552 m de altura, a distância entre eixos é de 2,304 m. O espaço interno na frente acomodou bem o condutor e acompanhante mas foi limitado no banco traseiro bipartido. Como um sub-compacto urbano, o porta-malas é pequeno com 235 litros.
As ruas foram o ambiente natural do Mobi Trakking que mostrou sua versatilidade no pavimento irregular, lombadas e quebra-molas. Como Priscila comparou, autênticas trilhas urbanas. Os 19 centímetros de altura do solo ajudaram. Acompanhou o transito pesado, foi ágil nos congestionamentos e, quando preciso, fácil de estacionar.
O sensor de estacionamento traseiro ajudou e o sub-compacto da Fiat entrou em pequenos espaços e vagas em ruas, estacionamentos e garagens. As manobras foram tranquilas mas foi sentida falta da direção elétrica, que a antiga versão Drive tinha, além da câmera de ré.
Troca de marchas
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Com pouco mais de 900 quilos do Mobi, o motor Fire Evo Flex 1.0 de 73 cv (gasolina) até 75 cv (etanol) combinado com o câmbio manual de cinco marchas puxou o pequeno Fiat na estrada dentro de suas limitações. O carrinho acompanhou o fluxo nas velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora. Em certas situações e trechos exigiu a frequente troca de marchas, mais ainda com o ar-condicionado ligado, como ocorre com muitos carros com propulsor 1.0 aspirado.
Lembramos o bom comportamento do antigo Mobi Drive com o motor de três cilindros Firefly 1.0, mais moderno e que garantiu melhor desempenho. Também da direção elétrica, mais leve, firme e precisa.
O consumo de combustível ficou próximo ao indicado pelo Inmetro de 13 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. Nossas médias variaram de 12,1 km/l a 14,2 km/l na cidade e de 14,7 km/l a 16,8 km/l a velocidade constante de 80 km/h.
Conclusão
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O Mobi Trekking é um "aventureiro" para para encarar as trilhas urbanas do pavimento irregular com buracos, valetas e quebra-molas. A nova multimídia aumentou a conectividade do sub-compacto que, dentro das limitações do motor 1.0, enfrentou também a estrada. É próprio para quem anda sozinho ou com um acompanhante no trânsito pesado ou em viagens curtas.